O setor bancário está enfrentando problemas significativos nas últimas semanas, fazendo com que os gestores de ativos priorizem a liquidez sobre o investimento no mercado de ESG. Será o fim da sinalização de virtude no mercado financeiro?
O iShares ESG Aware MSCI USA ETF (ESGU), um ETF bem conhecido por ganhar exposição a investimentos ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) experimentou saídas substanciais nos últimos dias.
O especialista em ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, observou que o ETF registrou um recorde de US $ 4 bilhões em saídas na sexta-feira passada, seguido por um adicional de US $ 1 bilhão na segunda-feira. Isso totaliza mais de R$25 bilhões em saídas.

“Uau, outro US $ 1 bilhão saiu de $ESGU ontem e entrou em $QUAL, somando tudo isso vira uma negociação única de US $ 5 bilhões, que com certeza é a maior da história dos ETFs e pode nem ter acabado ainda.” – afirmou Eric no Twitter.
Essa tendência poderia desencadear novas saídas, já que a reversão nos fluxos tende a andar de mãos dadas com a narrativa.
Os investidores podem estar priorizando métricas tradicionais, como valor e fluxo de caixa livre, em relação às métricas ESG, como a pegada de carbono. Será o fim da sinalização de virtude no mercado financeiro?