Nesta terça-feira (19) o general Augusto Heleno, Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, incluiu para o Gabinete de Segurança Institucional diversos novos vocábulos relacionados ao mercado de criptomoedas e segurança da informação.

A segurança nacional conta com termos como blockchain, proof of stake, proof of work e tipos de ataques contra esses sistemas de consenso, como o termo sybil. 

“ATAQUESYBIL- estratégia baseada na saturação de uma redeblockchain,com diversos clones (sybils), dando apoio a uma determinada decisão, a fim de reverter o consenso obtido anteriormente, utilizando mecanismos proof of work ou proof of stake. Ataques sybil são uma extensão do conceito de gastos-duplos;”

O glossário descreve o básico de criptografia e dos sistemas criptográficos dos quais o bitcoin deriva, como assinatura digital e assinatura eletrônica:

“ASSINATURA DIGITAL – tipo de assinatura eletrônica que usa operações matemáticas, com base em algoritmos criptográficos de criptografia assimétrica, para garantir segurança na autenticidade das documentações. É necessário possuir um certificado digital para assinar digitalmente um documento. Entre as principais vantagens do uso de assinatura digital estão o não repúdio, princípio em que não há dúvidas quanto ao remetente, e tempestividade, princípio pelo qual a autoridade certificadora pode verificar data e hora da assinatura de um documento;”

E até mesmo cita o modelo de Consenso de Nakamoto, a solução para o problema dos generais bizantinos e a base fundamental do bitcoin.

“MODELO DE CONSENSO – componente primário de sistemas distribuídos blockchain e, definitivamente, um dos mais importantes para a sua funcionalidade. Trata-se da base sobre a qual os usuários podem interagir uns com os outros de maneira trustless. A maioria dos sistemas blockchain públicos utiliza o Consenso de Nakamoto;”

A nova versão do documento mostra que a inteligência brasileira está de olho no mercado de criptomoedas e entende muito bem suas bases, implicações e possibilidades de ataque.

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.