Cointimes

Gestora busca aprovação de um ETF de empresas de criptomoedas na SEC

Marcelo Sampaio, gerente de fundos brasileiro, em parceria com a Nasdaq, vai lançar o primeiro fundo de negociação em bolsa (ETF) de criptomoedas do mundo na Bermuda Stock Exchange (BSX).

A empresa de gestão de investimentos dos Estados Unidos, VanEck, entrou com um solicitação para a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) para lançar um ETF que rastreia o desempenho das principais empresas de criptomoedas.

O pedido de autorização para um ETF de empresas cripto da americana gestora de investimentos VanEck segue várias tentativas frustradas de obter aprovação para um ETF de Bitcoin.

O novo ETF de Ativos Digitais busca rastrear o preço e o desempenho do Índice Global de Ativos Digitais.

Investindo no mercado de criptomoedas

Fundada há mais de seis décadas, VanEck é uma gestora de investimentos sediada em Nova Iorque com cerca de US$ 50 bilhões em ativos sob gestão de acordo com os dados de 2019.

A empresa fez várias tentativas para iniciar um ETF com base nos EUA para rastrear o desempenho do Bitcoin, mas agora decidiu fazer um tipo diferente de fundo negociado em bolsa relacionado à criptomoeda.

De acordo com um documento com a SEC, VanEck nomeou o novo fundo de “Digital Assets ETF”. O documento diz que o novo fundo “busca acompanhar o mais de perto possível, antes de taxas e despesas, o preço e o rendimento do desempenho do MVIS Global Digital Assets Equity Index.”

O Digital Assets Fund planeja investir pelo menos 80% dos ativos totais em títulos que compõem seu índice de referência, que acompanha o desempenho do segmento de ativos digitais.

VanEck explicou que o segmento é composto por “empresas que operam exchanges de ativos digitais, gateways de pagamento, operações de mineração, serviços de software, tecnologia de equipamentos ou serviços para a indústria de ativos digitais, infraestrutura” ou empresas que facilitam o comércio com o uso de ativos digitais.

Essas empresas precisam gerar pelo menos 50% de sua receita com projetos relacionados a ativos digitais.

Tentativas de ETF de Bitcoin da VanEck

A gestora de investimentos já havia procurado aprovação para lançar um ETF de Bitcoin em várias ocasiões, mas sem sucesso até agora.

A última tentativa veio pouco antes do amanhecer do ano novo, quando a empresa entrou com um formulário S-1 na SEC para estabelecer um ETF chamado The VanEck Bitcoin Trust.

O pedido da empresa dizia que as ações do ETF seriam negociadas na Cboe BZX Exchange se aprovado.

Embora a SEC não tenha fornecido uma resposta ainda, a Comissão tem um rico histórico de rejeição de tais pedidos, incluindo várias tentativas anteriores da própria VanEck.

Em 2018, a SEC já chegou a rejeitar nove aplicações de ETFs de bitcoin em um único dia.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading