• A Ucrânia cancelou o airdrop de tokens nesta quinta-feira (3);
  • O país recebeu mais de US$ 50 milhões em criptomoedas como forma de doação.

O governo da Ucrânia cancelou o airdrop para os entusiastas de criptomoedas na manhã de quinta-feira (3) pelo Twitter.

Em um momento histórico para as criptomoedas, o país soberano, em meio a uma guerra, passou a aceitar Bitcoin (BTC), Ether (ETH) e USDT como formas de doações.

De acordo com dados atualizados da Elliptic, a quantia doada já ultrapassa os US$ 50 milhões em criptomoedas, cerca de um quarto de milhão de reais.

Conforme o Cointimes noticiou na quarta-feira (2), o governo utilizou sua conta oficial no Twitter para confirmar o airdrop, até então sem muitos detalhes de como seria feito. Porém, o tweet foi o suficiente para alavancar em várias vezes o volume de doações em ETH.

Quantidade de ETH doada para o endereço oficial de Ethereum da Ucrânia por hora.
Quantidade de ETH doada para o endereço oficial de Ethereum da Ucrânia por hora. Fonte: Dune Analytics.

Mesmo com o resultado impressionante, o vice-primeiro-ministro do país, Mykhailo Fedorov, anunciou o cancelamento do airdrop no Twitter.

“Após cuidadosa consideração, decidimos cancelar o airdrop. Todos os dias há mais e mais pessoas dispostas a ajudar a Ucrânia a combater a agressão. Em vez disso, anunciaremos em breve NFTs para apoiar as Forças Armadas Ucranianas. NÃO TEMOS planos de emitir tokens fungíveis”, disse.

A reação da comunidade veio imediatamente, alguns proeminentes bitcoiners relataram como esse rug pull (termo usado para a conclusão de um golpe no mercado de criptomoedas, significa literalmente “puxada de tapete”) teria sido histórico.

“O que foi isso, anônimo? Você teve o tapete puxado por um país inteiro? Guerra é um inferno.”, tuitou o ex-desenvolvedor do Bitcoin Jameson Lopp.

Um outro usuário preferiu reagir à notícia com um meme, sugerindo que é bem mais interessante ser enganado por um Estado-nação que por um programador desconhecido:

Mas qual a sua opinião sobre o cancelamento de airdrop por parte do governo da Ucrânia? Deixe seu comentário abaixo da matéria ou interaja conosco no Instagram.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br