Passfolio

1 trilhão de dólares receita anual, esse é o tamanho da oportunidade de mercado no metaverso segundo a Grayscale. 

Em um novo relatório lançado nesta quinta-feira (25) pela empresa de investimentos Grayscale sobre o metaverso, foram reveladas algumas oportunidades desse novo mercado e as possibilidades de disrupção trazidas por ele. 

Para quem não sabe o que é esse tal  metaverso, a própria Grayscale explica: “O Metaverso é um conjunto de mundos virtuais 3D interconectados, experiências, onde as pessoas localizadas em qualquer lugar pode socializar em tempo real para formar uma internet persistente, de propriedade do usuário economia abrangendo os mundos digital e físico.”

A tese por trás do metaverso, é a da evolução da interação de comunidades na web. A web 1.0, por exemplo, foi marcada pela leitura de conteúdo; já a web2.0 permitia a leitura e escrita em plataformas como o Facebook mais facilmente, já na Web3.0 é esperado leitura, escrita e posse de conteúdo online. 

Passfolio

block

A web3.0 está começando a convergir na nossa realidade por meio, principalmente, de games, pois já acontecia muito comércio de itens digitais. Contudo, agora será possível ter plataformas controladas pelos próprios usuários, é a democratização dos universos virtuais. 

Em vez de uma companhia centralizada, como o Facebook (agora Meta), controlando tudo, nós teremos uma governança descentralizada dos aplicativos e plataformas de interação on-line. A inversão da pirâmide trará mais poder ao usuário. 

Gráfico mostrando categorias de jogos entre abertos, pagos, fechados e play to earn.

“O setor de jogos é apenas um dos segmentos imediatamente afetados, onde valor já está começando a mudar naturalmente para Web 3.0, mas as possibilidades do Metaverso vão muito além. Estima-se que o Metaverso seja uma oportunidade de receita de trilhões de dólares em publicidade, comércio social, digital eventos, hardware e monetização de desenvolvedores/criadores.”

O Cointimes, por exemplo, já conversou com um corretor de imóveis no metaverso. Ouça o bate-papo e entenda as oportunidades nessa área:

O mercado potencial total do metaverso, cuja sigla em inglês é TAM, pode superar os trilhões:

TAM da Web3.0 e metaverso

Já existem corretoras de criptomoedas no metaverso, shows patrocinados por grandes marcas como a Coca-cola, jogos como os da Atari no Decentraland, casinos, galerias de arte e tudo isso com uma fração de usuários do Facebook e empresas de web 2.0, como mostra o gráfico abaixo:

Usuários por categoria em escala log

“A oportunidade de mercado para dar vida ao Metaverso pode valer US$ 1 trilhão em receita anual e pode competir com empresas da Web 2.0 no valor ~$15 trilhões em valor de mercado hoje. Esse potencial tem atraído empresas como Facebook para pivô em direção ao Metaverso, que pode servir como um catalisador para outros gigantes da tecnologia web 2.0 e investidores a seguir.”, conclui o relatório. 

Quer saber mais sobre o metaverso e entender outras oportunidade nele? Veja nosso vídeo sobre o tema:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br