O ativista político e candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), no dia 13 de outubro, participou de entrevista para o canal do YouTube MyNews, onde ele explicou mais sobre suas propostas de campanha. 

Dentre suas ideias para a cidade de São Paulo, Boulos afirmou que pretende seguir o exemplo de cidades como Berlim e Paris, que adotaram o tabelamento de preço dos aluguéis para conter os altos preços dos imóveis. 

Apesar da aparente boa intenção do ativista político do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), a sua proposta pode levar mais pessoas a condição de submoradia no longo prazo, afirmam economistas.

Por que isso deve ocorrer?

O tabelamento de preços tem um efeito altamente destrutivo em em uma cidade, é o que diz o economista Art Carden, assistente de economia e finanças no Rhode Island College, que comparou os efeitos dessa ação a um bombardeio.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Suponha que você queira destruir uma cidade. Qual dos dois métodos a seguir você julga ser o mais eficaz: um bombardeio ou a imposição de leis estipulando controle de preços de aluguel?  

Embora não pareça, alguns economistas concluíram que as duas coisas são relativamente equivalentes.”, diz ele em um artigo.

A explicação se dá de acordo com a lei econômica de oferta e demanda, que continua sendo universal, mesmo com os desmandos de políticos e reguladores sobre o preço de produtos e serviços.

Quando os preços dos aluguéis são mantidos artificialmente abaixo de seu real valor de mercado, surge uma repentina escassez de imóveis para serem alugados, e a consequência é que o estoque de moradias ainda disponíveis rapidamente se deteriora.”, explicou Carden.

Longo prazo

A subprecificação dos preços do aluguel tem efeito positivo imediato para os inquilinos e para pessoas que desejam morar na cidade. Afinal, as suas despesas mensais estarão efetivamente menores com a adoção da medida. 

A curto prazo, a oferta de aluguéis pode permanecer praticamente a mesma, pois existe um custo relativamente alto para se ofertar uma nova moradia, que na maioria das vezes, requer a construção de um novo imóvel. 

Uma vez que o preço está subprecificado, o incentivo para se construir um novo imóvel diminui e isso no longo prazo tende a diminuir a oferta de aluguéis, além de também afetar negativamente o setor de construção civíl. 

Por outro lado, a demanda que também não é alterada significativamente a curto prazo, deve aumentar com o passar do tempo uma vez que pessoas de outras cidades podem se interessar em morar na região devido aos preços mais baixos de aluguel.

A mistura desses dois fatores certamente criará um choque de procura por aluguéis e pode piorar a situação habitacional dos moradores de São Paulo, empurrando cada vez mais seus moradores para a periferia e possivelmente colocando pessoas em situação de rua.

Mas e Nova York?

A cidade mais populosa dos Estados Unidos começou a adotar o controle de preços dos aluguéis no final da segunda guerra, como medida temporária para ajudar pessoas a encontrar moradias mais acessíveis. No entanto, a proposta acabou durando mais do que o esperado.

Não há nada mais permanente que um programa temporário do governo.”, diz uma conhecida frase do economista Milton Friedman.

Nova York acabou sendo um ótimo exemplo do efeito destrutivo do tabelamento dos aluguéis em uma cidade. Eileen Norcross explicou os efeitos dessa ação na cidade em artigo para a NY Times.

“Nova York tem uma taxa de vacância em toda a cidade de apenas 3% – e quando bons apartamentos com aluguel estabilizado entram no mercado, você precisa conhecer alguém ou pagar a alguém (um corretor, por exemplo) para obtê-lo.

O resultado é que muitos locatários que pagam aluguéis abaixo do mercado relutam em se mudar – porque é muito difícil conseguir um bom negócio em outro lugar da cidade. Assim, os economistas Ed Glaeser e Erzo Luttmer estimam que 21% dos locatários da cidade moram em apartamentos que são maiores ou menores do que ocupariam de outra forma. Os aluguéis controlados certamente não aumentam o número de apartamentos acessíveis.”

A dificuldade de se conseguir um apartamento em Nova York beira o cômico, já tendo o assunto se tornado piada dentro do seriado Friends, que se passa na cidade.

Uma distorção do sistema de preços, conseguir um aluguel em São Paulo pode se tornar uma tarefa muito mais difícil, exatamente como ocorre na cidade de Nova York, devida maior escassez explicada anteriormente.

Felizmente, ela pode ser ineficaz

Porém, em alguns casos as pessoas conseguem fugir da regulação em uma espécie de jogo de “gato e rato”. Muito locadores em cidades onde a medida foi implementada decidiram adicionar mobília ou outros elementos ao imóvel para cobrar uma taxa adicional no aluguel, colocando os preços no patamar anterior. Isso pode simplesmente gerar um ciclo vicioso legislativo para conter a elisão regulatória, que não é considerado crime.


Joseph Salerno, da Pace University, propõe um exercício visual. Ele mostra para a plateia imagens de lugares atingidos por bombardeios e lugares que sofreram com tabelamento de preços e pede para o público adivinhar qual região foi atingida pelo o que.

South Bronx — NY — anos 1980
South Bronx — NY — anos 1980
Aachen — Alemanha — 1944
Aachen — Alemanha — 1944

Realmente não é fácil saber qual é qual.

Infelizmente os problemas do mundo não podem ser resolvidos magicamente com a canetada de um político, ao contrário, essas ações têm mais efeitos maléficos que benéficos a longo prazo. Desse modo, Boulos pode sem querer dificultar a situação dos trabalhadores sem teto que ele busca defender.

Leia mais: Karl Marx libertário cria canal de mídia descentralizado pago em bitcoin


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!