Receber dinheiro para falar mal do governo? Parece ser o sonho de todo brasileiro. Você pode escrever seu próprio roteiro ou mesmo narrar um vídeo em uma redação jornalística “descentralizada” e ainda ser pago em bitcoin.

Qualquer usuário pode fazer isso no canal Visão Libertária, que caminha para ser o maior canal do gênero no mundo. Isso é possível através de uma plataforma de mídia “descentralizada” desenvolvida pelo engenheiro de pseudônimo Peter Turgueniev, também conhecido nas redes sociais como Karl Marx libertário.

Site visão libertária

Como funciona a redação da plataforma?

O site permite ao usuário sugerir temas, escrever artigos, narrar textos e até mesmo editar os vídeos. Por conta dessa característica, o canal tem uma frequência relativamente alta de publicações, com até 5 vídeos sendo postados no mesmo dia. Além da quantidade, a qualidade técnica dos vídeos é notória.

Nós somos a mídia do século XXI, o Uber do Jornal.

Desenvolver o site não foi uma tarefa simples e demorou quase um ano para ele chegar no nível que está hoje. Peter explica o motivo de ter criado o site em uma entrevista ao canal Anderson A.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Eu sozinho fazendo todas as notícias, todo o script, coisa e tal, tava ficando muito pesado para mim. E qual seria a maneira de eu manter o visão libertária, e eu não tivesse que perder tanto tempo? E a saída que eu tive foi essa, de fazer um site colaborativo.

O canal possui também a sua versão em inglês e espanhol: Libertarian View e Vision Libertaria. Crônicas, notícias, vídeos informativos, os usuários são livres para criar, criticar políticos, falar sobre liberdades individuais e temas correlatos. O canal, a maior parte do tempo, tem vídeos engraçados e descontraídos e já conta com mais de 21 milhões de acessos no Youtube.

Se você está pensando mais além e quer criar seu próprio canal descentralizado, o código fonte do site está disponível no github. Basta editá-lo e customizar a seu modo. Que tal criar o canal Visão Socialista para concorrer com os libertários?

E dá onde veio essa ideia? 

Internet descentralizada

Quem conhece um pouco do ecossistema do Bitcoin, provavelmente já deve ter ouvido falar na palavra ‘descentralização’. Esse termo não se refere somente as criptomoedas, mas se trata de um processo muito mais amplo que está mudando o mundo como conhecemos.

O primeiro grande exemplo de descentralização que o mundo conheceu foi a própria internet, que agora permite que bilhões de pessoas se comuniquem através de uma rede mundial descentralizada.

Bom, na verdade o canal Visão Libertária não é completamente descentralizado, isso porque assim como o Youtube, que dá aos seus usuários meios para expressar sua opinião, você ainda está sujeito às regras da plataforma. A descentralização não é um conceito binário, mas ela pode ser enxergado em uma escala.

O canal do Peter ainda é dele, há controle centralizado de quais vídeos vão ao ar e qual o rumo do canal, mas é impressionante o que uma pitada de descentralização pode fazer. Desde que o canal adotou essa metodologia as visualizações, a qualidade e a frequência dos vídeos cresceram expressivamente.

Eventualmente alguém coloca alguma matéria que eu não concordo muito, coisa e tal, ou eu entro em contato com a pessoa e peço para ela mudar ou então eu mesmo altero alguma coisa e quando eu altero deixo claro que eu alterei.”, explicou Turguniev.

Peter realmente levou a sua filosofia anarcocapitalista às vias práticas. Ele acredita que a “sociedade de leis privadas é inevitável por conta da descentralização da economia” e que o seu canal é uma aplicação prática desse conceito.

Leia mais: Mestre do Capitalismo: mochileiro transforma R$ 10 em R$ 1.000 em 5 dias. Tutorial raiz


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!