No dia 18/09 o Atlas Quantum publicou um comunicado mostrando em vídeo o seu saldo nas exchanges Poloniex, HitBTC e Gate.io, onde alegava que estava com valores bloqueados.
Entretanto, as revelações de hoje mostram que tudo pode ter sido apenas uma grande farsa.
O Vídeo era Fake?
A HitBTC comentou em seu perfil oficial no Twitter que o vídeo do Atlas (veja acima) mostrando os saldos na conta é falso:
Não podemos confirmar as reivindicações recentemente publicadas pela Atlas Quantum sobre a HitBTC, visto que não temos contas bloqueadas com saldo igual ou semelhante. Além disso, ainda não recebemos nenhum pedido oficial de assistência da equipe da Atlas Quantum.
Mais tarde,em outro tweet a empresa revelou os erros no vídeo do Atlas:
Como falamos, nós não confirmamos as reivindicações da Atlas Quantum https://t.co/zVSjiD1qx8…. Além do mais, a interface da HitBTC foi forjada, como detalhamos aqui
A exchange de criptomoedas então mostrou duas imagens, a primeira indicando os erros no vídeo do Atlas e a segunda com a plataforma funcionando normalmente.


Em comunicado ao portal Cointelegraph, a Gate.io revelou:
Olá, fizemos uma serie de verificações e confirmamos que não temos uma conta com saldo semelhante bloqueado ou limitado no saque. O vídeo sobre o Gate.io é falso.
Eles mudaram o DOM (estrutura da página web) para fazer um vídeo para enganar as pessoas. Posteriormente publicaremos um twitter sobre esse problema”, disse a Gate.io ao Cointelegraph por meio de uma solicitação.
Como foi feita a fraude?
A provável fraude pode ter sido feita com o uso de plugins como o Tampermonkey, ele permite a injeção de scripts dentro de uma página da web.
Alguns vídeos no Youtube mostram um método ainda mais fácil, uma simples modificação no código da página e uma boa edição de vídeo já seriam o suficiente.
E a suposta auditoria?
Como já comentamos aqui, o Atlas fez uma suposta “auditoria” na qual a auditora Grant Thornton teria confirmado a existência de todos os saldos.
Se os vídeos foram forjados e os saldos não existem, como a Grant Thornton fez a auditoria? Teria o Atlas forjado o ambiente dos auditores?
Procuramos o Atlas para responder essas questões, mas até agora eles não quiseram se pronunciar.