Passfolio

Em um paralelo com o filme dos 300, apenas os verdadeiros HODLers estão conseguindo segurar (e aumentar) sua posição em BTC no mercado atual, segundo relatório da Glassnode.

Passarinhos voam e HODLers fazem HODL

Se você perguntar para um investidor qualquer o que ele faz durante um mercado de baixa, alimentado por medos, incertezas e dúvidas (FUD – fear, uncertainty and doubt), poderia receber diversas respostas, mais ou menos o que acontece quando o rei Leônidas – na cena icônica do filme “Os 300” – pergunta para o exército, que vem em seu apoio, qual a profissão dos soldados.

Se você fizer a mesma pergunta para um HODLer de Bitcoin, a resposta será uma só: “HODL!”

Relatório da Glassnode mostra que HODLers se mantém fortes

Se observarmos o número de endereços de bitcoin com um saldo maior que zero, vemos uma tendência de crescimento, indicando possivelmente novos investidores no mercado. Durante a queda de maio de 2021, vemos uma diminuição destes endereços, indicando que muitos investidores venderam completamente toda sua posição, seguido de uma estagnação por um longo período.

Passfolio

Endereços novos

Gráfico da Glassnode sobre endereços novos e relação com preço.
Fonte: Glassnode

Algo semelhante parece ocorrer agora, com uma pequena queda no número de endereços com saldo maior que zero e uma curta estagnação, demonstrando queda no surgimento de novos investidores no mercado.

O monitoramento de atividade on-chain também parece indicar estagnação, com o número de endereços ativos – movendo bitcoin na blockchain – mantendo valores mais estáveis.

Endereços ativos

Gráfico da Glassnode sobre endereços ativos e relação com preço.
Fonte: Glassnode

Durante eventos de alta volatilidade, como a liquidação ocorrida pela quebra da LUNA, muitas vezes vemos um aumento na atividade on-chain, à medida que os investidores entram em pânico, vendem ou movem moedas para aumentar margem e cobrir posições. Em março de 2020 e novembro de 2018, esse aumento na atividade após a liquidação iniciou uma bullrun em seguida.

Embora essa possibilidade não possa ser descartada, podemos ver que os Endereços Ativos ‘devolveram’ todo esse crescimento na atividade e retornaram ao intervalo estabelecido desde setembro de 2021. Em outras palavras, a recente liquidação e preços mais baixos ainda não inspiraram um fluxo de novos usuários para o espaço, e apenas os HODLers permanecem.

Acumulação de BTC por endereços antigos

É claro que a atividade on-chain é apenas uma parte da história. Embora o crescimento da carteira e das entidades ativas possa estar estagnado, esta análise não leva em conta o valor econômico dos investidores e carteiras que permanecem.

Gráfico da Glassnode sobre acumulação relativa à oferta e preço.
Fonte: Glassnode

À medida que os preços corrigem mais baixos, a capacidade dos HODLers de adquirir mais BTC por dólar aumenta, o que nos leva a investigar o domínio da acumulação sobre a oferta disponível.

O Accumulation Trend Score viu uma notável mudança de comportamento. Por quase 2 semanas, ele retornou uma pontuação quase perfeita acima de 0,9. Isso indica que as entidades já existentes na rede estão aumentando significativamente suas participações.

HODL!

Conforme relatado em outra matéria aqui no Cointimes, baseada no mesmo relatório, vemos que uma grande parte dos BTCs vendidos pela Fundação Luna (LFG – Luna Foundation Guard) foram absorvidos por HODLers antigos.

Saiba mais: Bitcoin vendido na queda da Luna foi absorvido por pequenos hodlers

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br