Hal Finney é uma das pessoas mais conhecidas no universo do bitcoin, cypherpunk lendário, desenvolvedor e criptógrafo, muitos acreditam que ele criou a criptomoeda. Há 12 anos, Finney postou um tweet que ficou para a história no qual tentava divulgar o recém criado bitcoin.
Finney foi o primeiro a tweetar sobre bitcoin, na época o tweet não obteve tanta atenção e até 2017 ele tinha apenas 294 retweets.
Atualmente, milhares de pessoas ao redor do mundo estão rodando nós de Bitcoin, assim, ajudando a rede a se tornar mais resiliente. Ao todo são 8716 nós de btc, com 65 no Brasil – de acordo com o site Bitnodes.
Além de ter feito história como o primeiro a tweetar sobre a criptomoeda, Finney também foi o primeiro a receber uma transação de bitcoin e é visto como visionário ao prever o uso dessa nova tecnologia até mesmo por bancos centrais e classificar o BTC como ouro digital.
Veja também: Banco Central do Irã é o primeiro a oficializar o uso de Bitcoin
Anonimato e preocupação com o meio ambiente
Poucos dias após seu famoso “Running bitcoin”, o cypherpunk ficou preocupado com a falta de privacidade e anonimato dessa nova tecnologia. O bitcoin permite a visualização de todas as transações na sua rede, garantindo transparência mas também permitindo a vigilância por governos e empresas privadas.
Looking at ways to add more anonymity to bitcoin
— halfin (@halfin) January 21, 2009
Ele também se preocupava com os impactos ambientais da mineração. A primeira criptomoeda utiliza um processo que requer grandes quantidades de energia para ser minerada, como explicamos no podcast sobre mineração.
Thinking about how to reduce CO2 emissions from a widespread Bitcoin implementation
— halfin (@halfin) January 27, 2009
Além de “rodar bitcoin”, ele participou da criação de protocolos de criptografia amplamente utilizados na internet e no desenvolvimento de games.
Harold Thomas Finney II foi morreu em 28 de agosto de 2014 da doença de Lou Gehrig, seu corpo foi cryopreservado (congelado) pela Alcor Life Extension Foundation que desde então passou a aceitar bitcoins.