A gigante de tecnologia chinesa Huawei lançou um novo smartphone que suporta uma carteira de hardware integrada para moeda do banco central da China, o yuan digital.

A moeda surgiu com o objetivo se tornar uma reserva de valor mundial, retirando assim parte do grande poder monetário que os Estados Unidos tem com o dólar.

Leia mais: Após Yuan Digital, moeda chinesa tem maior alta em 15 anos

Novo celular da Huawei Mate 40. Fonte: Theverge
Novo celular da Huawei Mate 40. Fonte: Theverge

Em entrevista coletiva na sexta-feira, a empresa anunciou o lançamento de seu smartphone Huawei Mate 40, entre outros produtos. Yu Chengdong, CEO da Huawei disse para o grupo de negócios de consumo no palco que o Mate 40 é o primeiro smartphone que permite uma carteira de hardware para o yuan digital da China.

De acordo com a postagem da Weibo da Huawei, o Mate 40 fornecerá segurança em nível de hardware com anonimato controlável para yuan digital. O aparelho também será capaz de iniciar transações em ambientes offline.

Não está claro neste estágio se os usuários do Mate 40 serão capazes de converter diretamente qualquer poupança bancária na carteira física digital de yuan. Mas foi observado que o recurso é um passo para expandir o uso do yuan digital nos dispositivos móveis.

Em agosto, o China Construction Bank permitiu que os usuários se inscrevessem para uma carteira digital a partir do próprio aplicativo móvel do banco. Os Termos e Servidores da carteira indicam que o yuan digital da China também virá com dispositivos físicos de carteira.

Os bancos centrais do mundo estão estudando a possibilidade da implementação de moedas digitais, e até de criptomoedas centralizadas. Claramente o Bitcoin e demais criptos significam um avanço do próprio conceito de dinheiro e moeda e os governos já estão percebendo isso.


Leia mais: O que sabemos sobre o Grande Reset Financeiro Mundial?

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br