O yuan à vista onshore da China encerrou a sessão doméstica com uma alta de 17 meses de 6,7135 em relação ao dólar e foi teve seu maior ganho percentual em um dia desde 2005.

Se o Yuan retiver todos os ganhos no fechamento da madrugada, subirá 1,27% em relação ao dólar no dia, marcando a maior alta em um dia desde julho de 2005, quando a China reavaliou sua moeda em 2,1% e caiu uma década. atrelada ao dólar.

Sua contraparte offshore também seguiu a tendência de fortalecimento e foi negociada a 6,7035 por dólar.

Isso significa que o governo chinês está fortalecendo propositalmente sua moeda, pois ele manipula fortemente o mercado forex. Isso acontece após o anúncio do Yuan Digital, a nova moeda do Partido Comunista que pretende desbancar o dólar como reserva global.

A nova moeda chinesa já transacionou mais de US$162 milhões de dólares em seu período de testes com 112.300 carteiras digitais corporativas e 8.859 de pessoas físicas abertas desde agosto. 

Entenda mais sobre a briga entre o dólar e o yuan no texto: O pesadelo chinês está chegando para o dólar, diz Forbes

Para muitos especialistas, o governo chinês vem tentando fortalecer sua moeda digital fazendo propaganda de criptoativos e comparando o Yuan Digital ativos com grande valorização.