Um dos ICOs mais esperados desse ano será lançado em 1 hora na plataforma de lançamentos da Binance, veja como comprá-lo e se você poderá receber o airdrop desse novo token. Será que vale a pena comprar?

Se você ainda não viu como receber gratuitamente esse novo token e o que ele é veja o artigo abaixo:

Comprar BitTorrent Token

Para comprar o BitTorrent Token no seu ICO será necessário se cadastrar na Binance e ter uma conta verificada por lá ou se o volume for muito grande talvez valha a pena comprar direto via OTC.

Também vale notar que alguns países não podem participar do lançamento, se você é brasileiro então fique tranquilo. Já vale ir enviando os bitcoins para a Binance ou já comprar bitcoins em uma exchange brasileira se você não tem uma reserva.

Vale lembrar que será possível comprar BTT com tokens da Binance e moedas Tron, o rate atual é de:

1 BTT = 0.00447261 TRX

1 BTT = 0.00001824 BNB

Serão 990 bilhões de tokens emitidos, mas apenas 9% ficará disponível no total inicial de moedas, a ideia aqui é ir alimentando o ecossistema aos poucos.

Vale a pena?

Após ler todo o Whitepaper do Bittorrent tirei algumas considerações importantes e que ainda estou pesando para decidir se invisto no projeto ou não, veja se valerá a pena para você após analisar os pontos negativos e positivos.

Pontos positivos

Base de usuários – O maior ponto positivo do projeto é ter uma enorme base de usuários, segundo o paper do projeto são mais de 100 milhões de usuários ativos distribuídos em mais de 160 países.

Com tamanha base de usuários, se o projeto atingir seus objetivos, claramente ele será um dos tokens mais usados do planeta.

Experiência – O protocolo e o cliente BitTorrent têm aproximadamente 16 anos de vida, é uma boa experiência desenvolvendo aplicações descentralizadas. Não sabemos se a mesma equipe da BitTorrent estará envolvida no Token, mas se estiver será um ponto extremamente positivo.

Modelo de negócio – Talvez você não seja acostumado a baixar torrents, a geração Netflix pouco deve conhecer desse sistema, mas a verdade é que não há pior coisa do que tentar baixar um torrent e ele ter poucas seeds.

O BTT permitirá o aumento de seeds e banda disponível para esses torrents e permitirá a criação de grandes swarms

Extensão – Falando em swarms, será possível a criação de um grande ambiente de aplicativos, como sites, aplicações descentralizadas e outros modelos de negócio que ainda nem podemos prever

Pontos negativos

Falta de privacidade – Um dos pontos usados para vender o BTT, incluso até no paper, é a falta de privacidade dos meios mais comuns de transação na internet, como o paypal. Entretanto o token não terá função de privacidade alguma, follow de money será a regra se você compartilhar algum torrent comprometedor.

Não é escalável – Com uma rede de 100 milhões de usuários, um token que foi construído para ser granular, a quantidade de transações tende a ser absurda. Nenhum blockchain hoje é capaz de aguentar um projeto dessa envergadura. Algumas soluções são possíveis, porém a capacidade técnica da equipe de desenvolvimento ainda terá que ser provada.

Desconfiança sobre a Tron – O projeto Tron já foi acusado de copiar trechos de outros whitepapers e não dar a devida referência. Após a compra da BitTorrent muitos empregados de altas posições saíram da empresa e criticaram o projeto.

Veredito final? Bom, isso você terá que decidir, esses foram os pontos fortes e fracos que eu encontrei no projeto. Eu sou um maximalista de Bitcoin, reluto muito em gastar qualquer satoshi em um projeto.

Do ponto de vista especulativo a BTT parece ter grande potencial, na parte técnica ainda teremos que ver. Eu prefiro comprar o token para usá-lo do que para especular.

Ah, acompanhe o lançamento na página do BitTorrent e não esqueça de nos seguir nas redes sociais FacebookTwitterInstagram e Telegram.

*Essa análise não é uma recomendação de investimentos, analise o projeto e os riscos envolvidos antes de aportar qualquer valor.