O Bitcoin está prestes a engolir o sistema financeiro dos Estados Unidos com uma nova resolução do maior órgão bancário do país, o OFffice of the Comptroller of the Currency (OCC).

A resolução publicada na noite de ontem pela OCC permite que bancos dos Estados Unidos possam participar da verificações em redes abertas como a do bitcoin e  usar stablecoins em atividades de pagamento. 

Jerey Allaire, CEO da fintech Circle, explicou as consequências dessa medida para o bitcoin e outras criptomoedas:

“…. essas novas orientações permitem que os bancos dos EUA usem blockchains públicas e stablecoins em dólar como uma infraestrutura de liquidação no sistema financeiro dos EUA.

Esta é uma grande vitória para cripto e stablecoins. A nova carta interpretativa estabelece que os bancos podem tratar as cadeias públicas como infraestrutura semelhante à SWIFT, ACH e FedWire, e stablecoins como USDC como valor armazenado eletrônico.  O significado disso não pode ser subestimado.

Software descentralizado, sem permissão de uso, de código aberto e mediado pela internet está literalmente se tornando a base não apenas para o sistema financeiro dos EUA, mas para a economia global.”

A bancarização do Bitcoin

Este é mais um movimento da chamada “bancarização do Bitcoin”, movimento que leva as criptomoedas para o mainstream por meio de produtos financeiros muitas vezes ligados ao sistema financeiro tradicional.

Alguns exemplos desse movimento aconteceram no ano passado quando a Kraken, Mercado Bitcoin, Bitcoin To You, Alterbank e outras exchanges sinalizaram a criação de bancos próprios. 

A utilização da criptomoeda em empréstimos com garantia, cashback e por meio de fundos também sinalizam a profissionalização do mercado de criptomoedas. A medida da OCC acelera o avanço desse movimento global.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br