Shaktikanta Das, governador do Reserve Bank of India (RBI), o banco central do país, esclareceu a posição da instituição em relação ao bitcoin. Suas declarações seguiram um aviso publicado pelo RBI dizendo aos bancos que sua restrição bancária às criptomoedas não é mais válida e não deve ser citada.

RBI ainda tem grandes preocupações em relação ao bitcoin

Esclarecendo a posição do banco central sobre a criptomoeda em uma reunião de imprensa pós-política monetária na sexta-feira, Das disse:

“Com relação à posição do RBI, temos grandes preocupações sobre as criptomoedas, que comunicamos ao governo. E, no que se refere aos investidores, cabe a cada investidor fazer sua própria diligência e tomar uma decisão muito cuidadosa e prudente.”

Este esclarecimento ocorreu após um aviso publicado pelo RBI dizendo aos bancos que sua circular de abril de 2018 que proibia os bancos de lidar com criptomoedas não é mais válida e não pode ser citada.

A circular foi anulada pela suprema corte indiana em março do ano passado. No entanto, vários bancos ainda estão usando-a como o motivo para interromper o fornecimento de serviços a empresas e usuários de criptomoedas.

O governador Das continuou:

“Como você sabe, a suprema corte anulou a circular do RBI emitida em 2018, mas foi uma surpresa que alguns bancos estejam se referindo a essa circular em sua correspondência com seus clientes. Portanto, tivemos que deixar claro que a circular específica foi deixada de lado, portanto, não é de todo correto referir-se a essa circular.”

O HDFC Bank, um banco privado líder na Índia, com 5.608 agências e 16.087 caixas eletrônicos, tem enviado cartas aos seus clientes ameaçando fechar suas contas devido a transações com cripto. No entanto, a mídia local informou que o banco retirou sua comunicação aos clientes depois que o RBI explicou sua posição.

O banco também divulgou recentemente um relatório afirmando: “Achamos que é apenas uma questão de tempo até que os investidores indianos tenham acesso legal às criptomoedas”.

Enquanto isso, o governo indiano ainda está trabalhando no projeto de lei de cripto do país. O projeto de lei existente, que deveria ser apresentado durante a sessão de orçamento do parlamento, propõe a proibição de criptomoedas. No entanto, o governo está criando um painel de especialistas para reavaliar as recomendações do projeto de lei.

Veja também: Corretora de bitcoin paga R$1 bilhão para time de e-sports mudar de nome

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br