Alguns influenciadores da comunidade de criptomoedas foram pegos no que eles dizem se tratar apenas de uma piada, mas para muitos parece um esquema de Pump n’ Dump.

Essa prática consiste em manipular um grande número de investidores para que comprem um mesmo ativo sem liquidez em um determinado horário, o que leva a grandes valorizações e um preço inflado.

Iludidas com a falsa esperança de ganhar muito dinheiro em pouco tempo, várias pessoas seguem as “dicas quentes” dos influenciadores e compram o mesmo token. Enquanto ele sobe de forma rápida, o grupo que organizou a manipulação de mercado começa o despejo em massa. A prática é considerada fraude de mercado.

Agora, um recente tweet de Defi Dude, community manager para Kyber, Aave e outros DApps, um cara chamado Sam enviou uma mensagem para ele dizendo que estava criando um grupo com 50 pessoas inteligentes, “vamos lançar um airdrop, colocar os tokens e apenas fazer alguma coisa.”

Mensagens vazadas do grupo onde organizaram o pump de novos tokens, como $MEME,  $FEW e $ROPE.

“Esse grupo recebe um airdrop”, disse Alex Mesmej, o criador do token $ALEX. “E então a gente pumpa. Legalmente.”, finalizou DeFi Dude, que mais tarde tuitou:

“Tudo o que eu disse foi quando o grupo estava fechado e não era público… o que eu disse foi apenas para me divertir um pouco. Minha intenção real era pumpar uma moeda, espalhar e depois despejar em todo mundo? Obviamente não.”

Anthony Sassano, co-fundador do EthHub, também participou do grupo e publicou tweets mencionando os tokens. Logo ele afirmou que não passava de uma brincadeira, e que as pessoas não deveriam comprar os “tokens sem valor”

Mais tarde ele explicou que “o humor baseado em texto não se traduz e pode facilmente ser mal interpretado”. A piada sendo que “poucos entendiam $FEW” (sendo ‘few’ o termo inglês para ‘poucos’), na verdade era porque poucas pessoas, apenas 50 influenciadores, tiveram acesso a um grupo onde falaram que o plano era pumpar o token e Sassano disse que precisava de pessoas para que ele pudesse dumpar.

O que de fato está acontecendo neste grupo não ficou muito claro no que diz respeito ao endereço do contrato que pode ser visto como mensagem fixada.

Segundo informações da TrustNodes, também não é possível saber de onde vieram os tokens para este endereço, pois eles usaram o aplicativo Multisender, mas é possível observar quem os obteve. No entanto, parecem ser novos endereços.

O contrato tem 42.000 FEW tokens, e cada um parece ter recebido 769,23 tokens, mas não há mercado para eles.

No entanto, existe um mercado para um endereço diferente com FEW tokens e a liquidez parece ter sido adicionada pouco antes das 19h, horário de brasília.

“Eu certamente não achei que fosse um golpe, visto que havia nomes familiares no chat.”, disse Sassano no twitter depois dos prints vazarem ao público.

Em uma das imagens é possível ver alguém dizendo que alguns participantes do grupo perderam o bonde do token $MEME, que foram apenas 300 tokens dados para aqueles que se juntaram ao grupo do Telegram.

Funcionou para o MEME, então por que não repetir, mas cunhando muito mais tokens dessa vez, certo?

Não há evidências de que o que parece ser uma tentativa de pump e dump esteja conectado a esse mercado Uniswap de 1.000 FEW tokens. Ainda assim, cerca de US$ 250.000 trocaram de mãos nesse mercado Uniswap.

O que há claramente evidência é uma tentativa organizada de criar e promover um token completamente inútil que não tem absolutamente nenhum propósito, exceto que essas 50 pessoas receberam o token e, em seguida, o resto presumivelmente deveria comprá-lo devido ao fato de ter sido anunciado por pelo menos algumas dessas 50 pessoas.

Tomem cuidado com tentativas de manipulação de mercado.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br