Breaking News  
Initiative Q é uma fraude? Confira análise Notícias

Initiative Q é uma fraude? Confira análise

Initiative Q é uma fraude ou apenas mais um novo SPAM? Fizemos esse estudo.

Lorenzo Frazzon
Lorenzo Frazzon

Initiative Q: a praga das redes sociais

Precisamos falar de Initiative Q. Infelizmente. Também possuímos uma análise mais detalhada ainda que você pode conferir no link ao lado: Confira análise completa.

Mas é necessário ser claro e proteger as pessoas de fake news e falsas promessas no mundo dos investimentos digitais, essa é nossa missão aqui no Investtor e no Cointimes.

O tal de Initiative Q virou uma praga nas redes sociais, inúmeras pessoas me perguntam a respeito disso toda hora. Pessoas com quem não falo há dez anos vieram me perguntar sobre ela!

O que é Pirâmide de Madoff? Não caia no golpe

Para começo de conversa, isso não é uma criptomoeda.

E eles ainda se comparam ao bitcoin. Isso é um absurdo, o Bitcoin (e a tecnologia por trás dele) é algo que está mudando o mundo, assim como a internet mudou. Initiative Q não tem nenhuma tecnologia embutida, zero, zerinho, nadinha mesmo.

Para piorar, eles prometem dinheiro sem investimento. OPA! Milagre né? Mas isso NÃO EXISTE!!! Por mais que o texto seja bem escrito e o site bem bonitinho, é impossível ter dinheiro sem se comprometer com dinheiro real (mascada gloriosa, como diria o Alcemar do PB).

Eles mostram uma linha cronológica, que é bem típico de pirâmide e scams. E para piorar, em um ponto eles falam que se obtiverem sucesso na campanha de recrutamento de membros, isso vai ajudar eles a conseguirem dinheiro para criar as inovações prometidas.

E o mais tosco é que um link do Wikipedia meio sentido é usado no meio do texto:

initiative q

Usam ainda um truque famoso de esquemas piramidais como:”cadastre-se logo porque o seu ganho vai diminuir com o passar do tempo.” Isso ativa o gatilho mental da urgência e estimula as pessoas a agir por impulso.

Depois de você se cadastrar, descobre que, para ganhar os 30.000 Qs prometidos (Hipotéticos US$ 30.000,00 no fantástico mundo de Bob), uma série de tarefas devem ser cumpridas.

É aí que as pessoas ludibriadas tornam-se os chatos das redes sociais…. realmente em 90% dos grupos de Whatsapp, Telegram e Facebook que participo alguma pessoa compartilhou essa coisa.

initiative q

Concluindo

Como já dizia o poeta: “Não existe almoço grátis.”

Ninguém pode afirmar que vai criar algo possível que vá gerar dinheiro fácil onde basta fazer um cadastro com Nome e E-mail, e, depois, espalhar isso para outra.

Initiative Q se intitula como um “Bilhete de Loteria Grátis” e tira proveito da vontade por dinheiro fácil que é algo inerente ao ser humano. E, para atingir seu objetivo, usa um bom marketing que realmente viralizou e se tornou uma praga.

O que eles querem de fato, e isso tem valor hoje, é capturar de email e nome, para criar uma grande base de dados, os famosos Leads do Marketing. Depois eles vão trabalhar essa base para tentar vender algo ou mesmo fazer um ICO (Initial Coin Offering) para captar dinheiro e tentar criar a prometida rede.

Conheça as principais criptomoedas alternativas da atualidade!

Basicamente isso tem todas as características de um scam, não é pirâmide (ainda) porque não pede dinheiro aos usuários… mas é provável que em breve alguma oferta será feita a quem se cadastrou agora.

A dica que posso dar é ficar fora disso, não coloque seu email pessoal em hipótese alguma nessa lista, logo você poderá começar a receber muitos spams e ofertas de outras “oportunidades”.

Invista seu tempo e dinheiro em conhecimento e na busca por produtos de investimento que sejam sérios (veja nossa seção de Investimentos). Seja no mundo das criptomoedas ou dos investimentos tradicionais, temos grandes oportunidades, tanto para o investidor conservador quanto para aqueles mais arrojados. Só o que não existe é dinheiro fácil e grátis.

Caso queira saber mais sobre pirâmides financeiras, ouça nosso podcast:

Este tipo de conteúdo é relevante para você ou alguma pessoa que você conhece? Se for, siga e compartilhe a página do Cointimes e se mantenha sempre atualizado no mercado – FacebookTwitterInstagram.

Lorenzo Frazzon
Lorenzo Frazzon

Sou Lorenzo Frazzon, economista, analista de investimentos (CNPI). Faço doutorado em Engenharia e trabalho há 10 anos no mercado financeiro como wealth manager. Atualmente sou co-fundador e economista-chefe do Investtor .