Cointimes

Investidor bilionário diz que a desconfiança nos bancos centrais pode levar à “renascença” cripto

Criptoativos

Os fatores macroeconômicos predominantes, dominados pela inflação em alta, afetaram as ações e o mercado de criptomoedas, com ambos os setores registrando quedas históricas. 

Em meio a essas condições, o papel dos bancos centrais na contenção da inflação tem sido questionado à medida que os investidores buscam ativos para se protegerem.

Consequentemente, durante o Summit de Investidores Delivering Alpha, da CNBC, o investidor bilionário Stanley Druckenmiller sugeriu que se as massas perdessem a confiança nos bancos centrais devido às políticas financeiras, as criptomoedas poderiam se recuperar mais uma vez.

Druckenmiller acrescentou que as condições atuais tornam o investimento em ativos como o Bitcoin (BTC) um desafio, já que o banco central dos EUA (Fed) enfrenta o desafio de conter a inflação e uma possível recessão.

O inventor citou a recente decisão do Banco da Inglaterra de temporariamente comprar títulos de dívida de longo prazo do Reino Unido, causando uma queda no valor da libra. Ele observou que a criptomoedas podem ser o ativo utilizado se outros bancos seguirem o exemplo.

“Eu não tenho Bitcoin. É difícil para mim possuir algo assim com as atuais políticas dos bancos. Eu ainda acho que se o que Banco da Inglaterra fez for seguido por outros bancos centrais nos próximos dois ou três anos, se as coisas ficarem realmente ruins, eu poderia ver as criptomoedas tendo um grande papel em uma renascença porque as pessoas simplesmente não vão confiar nos bancos centrais,”

disse Druckenmiller.

O status inflacionário do Bitcoin

O Bitcoin tem sido angariado como uma proteção inflacionária devido à sua escassez. No entanto, o ativo não cumpriu as normas, tendo sido corrigido significativamente desde o início do ano. Além disso, o mercado cripto continua a ser correlacionado ao mercado de ações, enquanto os investidores procuram a desvinculação.

Durante o Summit, ocorrido em 28 de setembro, Druckenmiller declarou que a economia dos EUA poderia sofrer potencialmente do que ele chamou de “pouso forçado” a médio prazo, enquanto projetava uma recessão em 2023.

De modo geral, o bilionário também projetou que as condições atuais poderiam piorar, especialmente para as gerações futuras.

Possível choque entre o mercado cripto e os bancos centrais

Além disso, a visão da Druckenmiller sobre os ativos digitais veio enquanto diferentes atores do setor financeiro apontando um possível choque entre as criptomoedas e os bancos centrais.

Em particular, a presidente do Banco Central Europeu Christine Lagarde advertiu que o crescimento das criptomoedas poderia dificultar o papel dos bancos centrais como âncora para a economia.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading