Em algum momento da nossa jornada como investidor, ouvimos falar da importância em se investir no exterior, e agora é possível fazer isso usando Bitcoin.

Então nós testamos o Passfolio para trazer uma performance mais dolarizada para a carteira de investimentos utilizando cripto sem muita burocracia ou dor de cabeça.

O spread cambial é bom, 1,2% pela conversão de reais em dólar, no caso de investir em reais pagando um TED. Mas definitivamente o que nos interessou foi investir em Bitcoin, e a corretora oferece taxa zero para corretagem na compra de ações.

No entanto, não é possível o saque em criptomoedas, então depois da venda das ações, existem apenas as opções de saque em dólar ou em real.

Passfolio é segura? Vale a pena investir?

Em questão de segurança, ela é a mesma de outras corretoras americanas, sendo regulada pela SEC, e assegurada pela SIPC e FINRA, basicamente os órgãos regulatórios de lá. Estando assegurados até 500 mil dólares em valores lá na corretora. Para operações, eles utilizam a Drivewealth, que já é consolidada por grandes corretoras, então é bem tranquilo.

Para testar, transferimos cerca de R$ 200 em Bitcoin (0.00402795 BTC) para a corretora, e logo convertemos para dólar para então entrar de vez no mercado acionário americano. A quantia de bitcoins possibilitou a compra de US$ 38,45.

Logo nota-se uma semelhança entre a bolsa americana e o mercado de criptomoedas, não é necessário comprar os ativos em números inteiros. Mesmo que uma ação da Amazon (AMZN), por exemplo, custe mais de 3 mil dólares, é possível comprar uma fração de um papel por apenas 1 dólar.

No caso, compramos para a nossa carteira de teste 10 dólares de Amazon (AMZN), 10 dólares de Apple (AAPL) e 18,45 dólares de Berkshire Hathaway (BERK), a holding de Warren Buffett.

Criar conta e fazer a transferência foi bem rápido e simples, o que demorou mais foi realmente o câmbio, pois transferimos na sexta-feira a tarde e, por conta do final de semana, só podemos negociar na segunda-feira. Mas as compras foram todas feitas em questão de minutos, tudo super rápido e interativo.

E para auxiliar no preenchimento do imposto de renda, que pode ser uma grande dor de cabeça para alguns, a Passfolio criou um material com toda a explicação necessária para a declaração anual do IR.

Desvantagem

Percebemos também um ponto negativo na Passfolio, que é não ter a opção para desktop ainda. Nós, por exemplo, gostamos muito de investir pelo computador e usar o celular apenas para acompanhar os rendimentos ou mesmo para fazer pequenas operações.

Para grandes investimentos, ainda é mais confortável estar no computador, ter outras abas abertas para leitura, informações, usar um excel, etc.

Apesar disso, a experiência com o aplicativo foi bem positiva por oferecer o mercado americano com a facilidade de entrada por criptomoedas, o Passfolio juntou as melhores coisas que poderíamos querer em uma plataforma.

Caso venham a utilizar ou já tenham testado a plataforma, deixem nos comentários abaixo para podermos trocar informações e experiências sobre o serviço do aplicativo!