Apesar dos mercados voláteis vistos em 2022, a Volkswagen AG planeja listar uma participação minoritária no fabricante de carros esportivos este ano.
O plano é listar as ações na Bolsa de Valores de Frankfurt, a maior das sete bolsas da Alemanha, de acordo com um comunicado à imprensa da Porsche de 5 de setembro.
Esta poderia muito bem ser a maior oferta pública inicial (IPO) europeia de todos os tempos, dependendo do interesse dos investidores.
Uma oferta pública inicial representa o processo pelo qual empresas passam para se tornar uma empresa de capital aberto. Em resumo, uma IPO é um tipo de oferta pública na qual as ações de uma empresa são vendidas ao público em uma bolsa de valores pela primeira vez.
De acordo com os dados divulgados pela Porsche, a IPO está prevista para o final de setembro ou início de outubro, dependendo dos desenvolvimentos nos mercados de capitais mais amplos.
A fabricante de carros esportivos de maior sucesso
Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, foi categórico em afirmar que esta IPO seria um momento histórico para a Porsche:
“Acolhemos muito bem a decisão do Conselho Supervisor da Volkswagen a favor de uma IPO da Porsche AG. Este é um momento histórico para a Porsche. Acreditamos que uma IPO abriria um novo capítulo para nós, com maior independência como um dos fabricantes de carros esportivos mais bem sucedidos do mundo. Isso fortaleceria nossa capacidade de executar nossa estratégia ainda mais.”
Além disso, o capital social da Porsche seria dividido em 50% de ações preferenciais e 50% de ações ordinárias, de acordo com os planos de listagem. Enquanto isso, até 25% das ações preferenciais seriam listadas para suportar o free float e criar um mercado de reposição líquido para as ações da Porsche AG.
A este respeito, Lutz Meschke, vice-presidente da diretoria executiva, afirmou:
“Acreditamos que a Porsche está bem posicionada e continuará focada em produtos exclusivos e de alta qualidade, além de eletromobilidade (veículos elétricos) e sustentabilidade. Portanto, estou otimista de que poderíamos atrair uma base acionária muito forte e bem diversificada com a IPO.”
Finalmente, para melhorar o negócio, há planos para pagar 50% do lucro consolidado do Porsche Group após os impostos como dividendo aos acionistas a médio prazo.
Quer investir em ações americanas, mas ainda não sabe como? Crie sua conta na Passfolio, parceira oficial do Stocktimes e comece a investir de forma simples e fácil para começar a construir uma renda passiva em dólar.
Leia também: