Cointimes

Warren Buffett continua a lucrar com este fabricante chinês de carros elétricos

Warren Buffett Berkshire Hathaway

A Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, vendeu uma fração de sua participação na BYD Auto, depois de ter sido o maior investidor da empresa por mais de uma década.

A Berkshire despejou 1.72 milhões de ações da BYD listadas em Hong Kong por cerca de US $57 milhões, de acordo com um documento divulgado na sexta-feira (02). Mesmo após a venda, o conglomerado ainda possui uma participação de 18,87% na BYD.

No início desta semana, a Berkshire havia vendido 1.33 milhões de ações H da BYD por cerca de US $47 milhões, após fortes ganhos da empresa de carros elétricos. As ações H referem-se às ações chinesas que são negociadas especificamente na bolsa de Hong Kong.

As ações H da BYD caíram quase 14% somente nesta semana, quando o Buffett começou sua venda. A BYD está sediada no sul da China e abriu sua sede na América do Norte em Los Angeles, em 2011.

A BYD tem sido uma aposta lucrativa para a Berkshire, que comprou pela primeira vez cerca de 220 milhões de ações em setembro de 2008. A participação foi de US $8 bilhões ao longo dos anos em meio ao enorme crescimento do mercado de carros elétricos.

As ações da BYD saltaram mais de 600% nos últimos 10 anos.

Buffett deu crédito a Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire e seu parceiro de negócios de longa data, por identificar o potencial da BYD. O amigo de Munger, Li Lu, fundador da empresa Himalaya Capital, foi associado à apresentação do investidor a uma série de ações chinesas, incluindo BYD, Alibaba (BABA) e Pinduoduo.

A Berkshire pode continuar a diminuir sua participação na BYD, e só precisará divulgar sua transação no próximo número percentual inteiro, segundo o analista do JPMorgan Nick Lai. Se a participação da Berkshire cair para menos de 5%, ela não precisará mais divulgar futuras transações, disse o analista.

A mudança lembrou um pouco o desinvestimento da Berkshire na PetroChina em 2007. Durante julho e outubro daquele ano, a Berkshire teve transações similares para alienar toda sua participação na empresa. Lai observou que o preço das ações da PetroChina continuou a subir após a saída de Buffett.

Enquanto o próximo passo de Buffett poderia ser um balanço técnico na BYD, Lai disse que ele continua a ter uma atitude positiva em relação à fabricante de veículos elétricos.

Para investir em ações listadas na Bolsa de Valores de NY crie sua conta na corretora Passfolio, parceira oficial do Stocktimes.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading