Ontem o maior banco da América Latina, o Itaú Unibanco, resolveu lançar uma campanha no LinkedIn sobre a tecnologia do blockchain. Muitos acharam a atitude interessante, mas há alguns motivos para eles fazerem isso.
Erros do Itaú
Antes de falarmos sobre as intenções do banco, iremos analisar o que eles disseram até agora.
Logo no seu primeiro vídeo, o Itaú recebeu uma chuva de críticas. A primeira delas é sobre a atitude do banco em relação às corretoras de bitcoin.

Desde 2014 o Itaú fecha compulsoriamente a conta de todas as exchanges de bitcoin brasileiras. Tal atitude já foi parar nos tribunais.
Mas as críticas não pararam por ai, o Itaú também parece ter errado na parte técnica. No trecho abaixo o banco confunde o papel dos nodes com os blocos, mostrando não saber diferenciar um conceito do outro:

Daniel Martin, desenvolvedor de blockchain falou sobre o erro:

As intenções do Itaú
Um grande banco como esse não iria fazer uma campanha por mera bondade. Eles têm lucros a serem alcançados e dividendos a serem pagos.
O que estaria por trás desse repentino interesse em criptomoedas e blockchain?
O primeiro ponto é que o Itaú já sonda a tecnologia do blockchain a muito tempo. Eles foram os primeiros a fazerem uma transação de empréstimo (club loan) usando essa tecnologia.
Foi também um dos primeiros bancos a se juntarem ao R3 Corda, consórcio de bancos interessados em criar uma espécie de blockchain.
Bovespa, Itaú e Bradesco
Já foi divulgado que o banco Itaú, Bradesco e a B3 (Bovespa) estão construindo um “sistema em blockchain” para facilitar o registro de algumas operações na Bolsa.
No caso, além de permitir o registro de CDBs, o uso de blockchain poderia ser utilizado para diminuir os custos e facilitar o acesso de órgãos reguladores.
Segundo o Infomoney, a plataforma será baseada no conceito de Distributed Ledger Technology, baseada no que o consórcio R3 vem construindo.
Talvez esse produto, que já vem sendo desenvolvido desde de 2018, esteja próximo do lançamento, se isso for realmente acontecer é possível que vejamos o Bradesco e a B3 fazendo ações semelhantes.
Apesar de não citar o Bitcoin, a campanha chegou a falar sobre Ripplee Ethereum. Para ver a sequência de vídeos acesse o LinkedIn do Itaú.
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