Breaking News  
Japão passa lei permitindo que o governo invada câmeras, roteadores e celulares Segurança

Japão passa lei permitindo que o governo invada câmeras, roteadores e celulares

No próximo mês é estimado que 200 milhões de dispositivos serão hackeados

Cointimes
Cointimes

Uma nova lei está causando controversas no Japão, o governo nipônico se autorizou a hackear os dispositivos dos próprios cidadãos.

De acordo com o Instituto Nacional de Comunicação e Tecnologia cerca de 200 milhões de dispositivos serão hackeados no próximo mês, que vão de roteadores, câmeras de notebook e outros dispositivos conectados a rede, tanto de cidadãos como de corporações.

Depois de hackeados será gerado um compilado de dados com sugestões de melhoria, elas serão enviadas para os Provedores de Internet que ficarão encarregados de avisar os usuários.

O governo fala que isso faz parte de um programa para manter o país seguro nas Olimpíadas, que acontecerão no próximo ano. Eles querem evitar botnets e outros governos interferindo na competição.

Em vez de ter o governo russo invadindo os dispositivos dos usuários, o governo japonês resolveu fazer isso antes.

Meme japao hackeado
Se o teu governo já te hackeou, não tem como os outros hackearem!

O que pode dar errado?

Muitos estão elogiando o governo pela iniciativa, mas a comunidade cypherpunk está realmente preocupada. Esse pode ser o primeiro passo para abusos futuros do governo japonês.

Tais abusos contra privacidade dos próprios cidadãos é feito na cara dura pelo governo norte-americano, é sabido que a NSA (a ABIN com super poderes) tem, desde 2001, acessado ilegalmente dispositivos da população.

O cypherpunk e engenheiro da computação Avelino Neto lembra que:

“Durante o PRISM, o governo usava os dados coletados para favorecer empresas. E funcionários usavam para espionar quem eles quisessem, esposas, parentes, amigos…”

Ele também crê que isso é uma tendência para os governos do mundo todo.

Tais atos são feitos com a desculpa de proteger o país contra terroristas, algo muito similar ao que o Japão está alegando, mas em vez de homens com bombas, o bicho papão são russos com códigos.

E aí, o que você achou da atitude do governo japonês? Eles vão usar esses dados de maneira legal, ou vão descambar para o lado NSA?

Cointimes
Cointimes

Cointimes é um portal de conteúdo sobre a nova economia que está mudando o mundo. Aqui é um espaço aberto que busca ajudar a mudar a vida das pessoas através do conhecimento sobre blockchain, criptomoedas, educação financeira, investimentos, aplicações descentralizadas, inovação e empreendedorismo digital.

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.