Cointimes

Jerome Powell, FOMC e o start em 2023

Foguete Bitcoin

Bitcoin melhora a performance e o mercado acompanha Jerome Powell anunciando decisões para 2023.

O bitcoin inicia o dia acima dos US $17.800 e, no gráfico diário, continua sua micro tendência de alta, indo em direção a confluências de resistência de preço gráfico entre US $18.500 e US $19.300. Essa recuperação continua importante, principalmente para o início do próximo ano.

O fato de estarmos longe do que pode ser o fundo do ano de 2022, na região dos US $15.500, irá dificultar ainda mais o poder de quedas futuras se vierem.

A dificuldade é devido aos investidores que têm a posse de bitcoins não estarem dispostos a vender seus BTCs a preços abaixo de US $16.000.

Bitcoin gráfico diário 14 de dezembro de 2022
BTC/USD Gráfico diário. Gráfico: TradingView

O longo prazo terá a tendência de recuperação forte principalmente pela junção entre essa dificuldade de venda e o maior acúmulo de bitcoins a cada dia que passa.

Macroeconômico

Hoje (14) é um dos dias mais importantes para o start econômico do ano que vem.

A parte da manhã está abarrotada de dados e índices, e a partir das 15:45h o mercado para para ouvir novamente Jerome Powell, presidente do Federal Reserve Bank, o Fed.

Além de apresentar a nova variação nas taxas de juros, Powell fará projeções para o futuro da moeda americana em 2023. Isso irá ditar também a direção dos mercados voláteis, como o stock market e o próprio mercado de criptomoedas.

A Nasdaq é um exemplo dos mercados voláteis e tem bastante “afinidade” com o mercado cripto por estar diretamente ligada à tecnologia.

nasdaq gráfico diário 14 de dezembro de 2022
NAS100 Gráfico diário. Gráfico: TradingView

Com o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) abaixo do esperado, o mercado tech deu um salto importante, mas parou na resistência traçada pela linha diagonal azul, na região dos 12.100 pts.

No momento ele ainda se mantém tentando voltar a esses patamares, mas, como ainda está sensível, é importante acompanhar todos os gráficos para entender mais a direção e a resposta dos mercados às novas políticas monetárias adotadas para 2023, e como essas decisões irão impactá-los.

Atualmente, mais de 79% dos investidores estão aguardando um aumento de 0,50% na taxa de juros, finalizando o ano com um acumulado de até 4,50%, sendo o valor precificado pelo mercado.

Projeção taxa de juros após reunião do fed em 14 de dezembro de 2022

Números do mercado cripto

No momento da escrita desta matéria, o bitcoin está precificado em R$94.850, com alta de 2,29% nas últimas 24 horas.

O ether está em R$7.050, registrando alta de 3,27% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinGoLive. Em dólar, o BTC está cotado em US $17.850 e o ETH em US $1.320.

A capitalização de mercado de criptomoedas hoje está acima de US $871 bilhões, com o volume de negociações nas exchanges a pouco mais de US $44 bilhões nas últimas 24 horas. A dominância do Bitcoin se mantém em 39,3% e a do Ethereum é de 18,6%.

Para seguir acompanhando o momento do mercado cripto e das principais criptomoedas, vem para o Discord da Foxbit e o Discord do Cointimes para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!

Leia outros conteúdos...