Cointimes

LaChain, nova blockchain latinoamericana criada para atender as necessidades da região

Um consórcio de empresas latinoamericanas, composto por Ripio, SenseiNode, Num Finance, Cedalio e Buenbit, anunciou a criação de LaChain, uma blockchain de primeira camada (Layer One – L1) destinada a abordar especificidades dos mercados latinoamericanos.

LaChain, criada por meio da plataforma Polygon Supernet, busca desenvolver soluções para necessidades únicas dos países da América Latina, como pagamentos de varejo, liquidação de transações internacionais e remessas, bem como Sistemas de Identidade Descentralizados (DID). As particularidades socioeconômicas da região, marcadas por fatores como alta inflação, trabalho informal e baixo nível de bancarização, tornam o cenário ideal para a implementação de tecnologias blockchain, que já vem mostrando seu valor desde a publicação do paper do Bitcoin em 2008.

“A América Latina é um terreno fértil para o desenvolvimento deste novo paradigma, devido a questões históricas da região que viabilizam a criação de projetos como a LaChain. Queremos oferecer não apenas uma blockchain projetada para mitigar problemas locais, mas também criar um ecossistema feito por latinoamericanos para latinoamericanos, melhorando suas finanças, oferecendo novas experiências que os colocam em destaque”, afirma Sebastian Serrano, CEO e Co-Fundador da Ripio, falando em nome do consórcio mantenedor.

LaChain opera através do mecanismo de consenso de Tolerância a Falhas Bizantinas (Byzantine Fault Tolerant Proof of Authority, IBFT PoA). Neste modelo, os nodes (validadores) são responsáveis por criar blocos e adicioná-los à blockchain. Para a validação de um bloco, é necessária a aprovação de mais de 2/3 dos validadores. A rede planeja migrar para o mecanismo de consenso Proof of Stake (PoS) no futuro, que é amplamente usado em redes estabelecidas, como a Ethereum.

O token nativo de LaChain, LaCoin (LAC), será usado para o pagamento de taxas inerentes às transações. O token tem uma oferta fixa de 10 bilhões de LAC, sendo do tipo não-inflacionário.

O lançamento oficial da mainnet e a apresentação de LaChain ao mercado ocorrerá durante o evento Modular, organizado pela Ripio em Buenos Aires, Argentina. O evento visa explorar o potencial da tecnologia blockchain e suas implementações para o desenvolvimento de outras indústrias, com foco em blockchains privados, Web3 + Inteligência Artificial e construção de uma rede global de pagamentos.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading