O mercado de criptomoedas pode estar pronto para outro “inverno” e pode não se recuperar por anos, alertaram analistas do banco de investimento suíço UBS, à medida que o interesse por moedas digitais diminui.

Os aumentos das taxas de juros do Federal Reserve (Banco Central dos EUA) em 2022 devem prejudicar o apelo de criptomoedas como o bitcoin aos olhos de muitos investidores, disseram os analistas, liderados por James Malcolm, em nota aos clientes na sexta-feira.

O inverno chegou no banco suíço 

O maior banco da Suíça, o UBS, alertou sobre a chegada do temido inverno cripto. Os analistas do banco explicaram várias razões pelas quais a criptomoeda pode perder sua atratividade para os investidores este ano. 

O último inverno cripto ocorreu no final de 2017 e início de 2018, quando o bitcoin caiu de cerca de US$ 20.000 para abaixo de US$ 4.000 mais de um ano depois, fazendo com que muitos investidores perdessem o interesse em ativos digitais.

Em primeiro lugar, os analistas do UBS detalharam que os aumentos das taxas de juros do Federal Reserve devem reduzir o apelo de criptomoedas, como bitcoin, para muitos investidores que veem a classe de ativos como uma boa reserva alternativa de valor.

Eles observaram que o estímulo do governo foi um fator chave para impulsionar os preços das criptomoedas em 2020 e 2021. Mas acrescentam que, se os bancos centrais se moverem para controlar a inflação, os investidores podem perder o interesse pelo bitcoin como proteção inflacionária.  

É certo que as taxas de juros, mantidas artificialmente zeradas durante um bom tempo, serão alteradas pelo Fed ainda este ano. O CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, disse recentemente que o Federal Reserve pode ter que aumentar as taxas de juros de curto prazo mais de quatro vezes este ano. 

O Goldman Sachs, outro banco importante dos EUA, também espera que o Fed aumente as taxas de juros quatro vezes este ano. O professor de finanças da Wharton, Jeremy Siegel, disse no início deste mês: “O Fed terá que subir muito mais vezes do que o mercado espera”.

Leia também: Taxa Selic: o que é, para que serve e como influencia os investimentos?

Os analistas também disseram que também há uma percepção crescente entre os investidores de criptomoedas de que o bitcoin não é “dinheiro melhor”, porque é muito volátil e sua oferta limitada o torna inflexível. 

Mais duas razões para a chegada do inverno cripto 

O aumento das taxas de juros está acabando com os argumentos de que o bitcoin é uma boa moeda alternativa ou reserva de valor, segundo o banco. O segundo fator que influencia a tese do banco suíço é de que a tecnologia tem muitas deficiências e a regulamentação pode impedir o desenvolvimento da indústria. 

Uma das deficiências tecnológicas, por exemplo, esbarra com a questão da escalabilidade da rede. A tecnologia blockchain é difícil de escalar devido ao seu design descentralizado, que exige que todos os membros da rede possam supervisionar e verificar as transações, disseram os analistas do UBS.

A regulamentação é um terceiro grande problema, escreveram eles. A especulação desenfreada em redes de criptomoedas “inevitavelmente convida a uma supervisão mais próxima para proteger os consumidores [e] proteger a estabilidade financeira”, disse o UBS. 

“Os projetos de stablecoins e [finanças descentralizadas] em alta parecem quase certos de enfrentar contratempos maiores das autoridades nos próximos meses”. 

Tudo isso pode influenciar no que chamamos de “inverno cripto” – uma parte do ciclo econômico da moeda onde já foram presenciadas quedas de quase 80% no preço. 

Entenda sobre a época mais fria do ciclo do mercado das criptomoedas lendo agoraWinter is coming: O que é o inverno cripto e como se proteger

Leia Mais: 

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.