De acordo com anúncio de Tyler Winklevoss, essa é a primeira vez que um fundo público de investimento em Bitcoin é listado em uma grande corretora global.
A Toronto Stock Exchange movimenta mais de 1,62 trilhão de dólares todo os anos e é uma importante corretora no cenário internacional.
'The Bitcoin Fund' just launched on the Toronto Stock Exchange. This is the first public bitcoin fund listed on a major global stock exchange. Proud that @Gemini was selected as the custodian for this fund. Congrats to @3iq_corp for making history! https://t.co/YtjFqSh6K5
— Tyler Winklevoss (@tylerwinklevoss) April 9, 2020
Segundo Winklevoss, a Gemini, exchange que Tyler fundou com seu irmão gêmeo Cameron em 2014, foi a escolhida como custodiante dos fundos.
The Bitcoin Fund
O The Bitcoin Fund é um fundo do tipo Closed-ended, portanto diferente de um ETF de bitcoin.
Como um fundo mútuo, um closed-ended fund possui um gerente profissional que supervisiona o portfólio e pode ativamente realizar trades para os cotistas.
A grande diferença é que, após seu IPO, a controladora do fundo não emite papéis adicionais. O fundo também não resgatará nem recomprará papéis. Em vez disso, como ações individuais, o fundo só pode ser negociado pelos investidores.
The Bitcoin Fund is the first bitcoin fund in the world that can be redeemed at NAV. It has been approved by the Ontario Securities Commission, a major securities regulator, and is easy for investors to access. Let's get this party started! 👍🚀
— Tyler Winklevoss (@tylerwinklevoss) April 9, 2020
De acordo com Winklevoss, o The Bitcoin Fund inova por ser o primeiro fundo de bitcoin que pode ser resgatado pelo valor do ativo líquido [(Ativos – Passivos) / Número total de ações em circulação].
Além disso, o fundo foi aprovado pela Ontario Securities Comission, grande agência reguladora Canadense, e seria uma forma fácil de trazer novos investidores para a criptomoeda.
No entanto, através de um fundo, não se compra bitcoins, mas cotas (ações) desse fundo.
O fundo, por sua vez, indicou que irá investir em hold de longo prazo em bitcoin, comprando por exchanges e mercados de balcão (OTC) com boa reputação. The Bitcoin Fund também afirmou que não ia especular em variações de curto prazo do BTC.
Conforme o documento explicita, o fundo pode comprar tanto bitcoin quanto futuros de bitcoin, por exemplo utilizando a Chicago Mercantile Exchange (CME). Mas não vai diversificar em nenhuma outra criptomoeda.
E você, considera um fundo em uma grande corretora como uma boa ideia para trazer novos investidores ao Bitcoin? Deixe seu comentário abaixo ou levante um debate no nosso grupo do Facebook!