O mecanismo de queima de taxas de transação removeu mais de 2,6 milhões de ETH do suprimento em circulação desde que entrou em vigor.
A queima dos tokens foi permitida após a aprovação do EIP-1559, que veio junto com a implementação bem-sucedida do hardfork London no fim de 2021.
Para que o ETH se torne um ativo deflacionário, e para revisar o mercado de taxas de transação da rede Ethereum e outros parâmetros, incluindo reembolsos de gás, o hardfork London foi implementado já há muitos meses. A atualização crucial também introduziu a Proposta de Melhoria do Ethereum EIP-1559.
As altas taxas de transação estão entre os problemas da popular rede de blockchain. Para resolver isso, a EIP-1559 foi lançada e se concentrou na reforma do mercado de taxas de gás do Ethereum, modificando o limite da taxa de transação e introduzindo também um recurso de queima de tokens.
Com este recurso de queima, uma parte do fornecimento total do Ether é removida de circulação permanentemente quando qualquer transação ocorre na blockchain.
Mais de 2,6 milhões de ETH removidos de circulação
De acordo com dados da Ultra Sound Money, 2.600.764,14 ETH foram removidos do suprimento de circulação do Ether. Os dados também mostram que 4,64 ETH estão sendo queimados por minuto.
Especula-se que quanto mais queima, o que leva a uma redução do suprimento em circulação, maior o aumento no preço do Ethereum.
As plataformas descentralizadas que contribuem para esta queima maciça de ETH incluem OpenSea, Uniswap V2, Tether, Otherdeed, MetaMask, e muitas outras. Vale notar que mais de 239.705,89 ETH foram retiradas de circulação por cortesia das taxas de gás de transferências de ETH.
Quanto à OpenSea, o principal mercado de NFTs contribuiu com um total de 230.049,97 ETH ao volume total de queima registrado desde a implementação da EIP-1559.
A expectativa da fusão
O Ethereum (ETH) tem passado por uma diminuição constante em seu preço nos últimos dias, apesar da próxima atualização. No momento da redação, o Ethereum está sendo negociado por US $1,523.17, registrando um declínio de mais de 7% nos últimos 7 dias, de acordo com os dados do Coinmarketcap.
A tão esperada atualização, conhecida como The Merge, foi projetada para fazer a transição da maior plataforma de contrato inteligente para um mecanismo de Proof of Stake (PoS). O objetivo é diminuir o consumo de energia da operação da rede.
A fusão é crucial porque está chegando para preparar o cenário para novas características de escalabilidade e atualizações. O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, observou que a rede estaria apenas 55% completa mesmo após a fusão.
Leia também: