Cointimes

ADs

Próximos trimestres são historicamente positivos para o mercado financeiro

Boneco de analista stonks com gráfico de alta atrás

Analista fala sobre os ciclos eleitorais e mostra o desempenho histórico do S&P500 no terceiro ano após eleição nos Estados Unidos, com projeção otimista para os próximos trimestres.

Próximos trimestres são “bullish” para o mercado financeiro

O analista Forrest (0xStacker) publicou uma análise sobre os ciclos eleitorais dos Estados Unidos e prevê que outubro pode criar um momento favorável para os “touros” do mercado financeiro nos próximos trimestres.

O movimento não afeta apenas o mercado de ações norte-americano, mas todo o mercado global, interligado ao desempenho do S&P500, assim como o Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) que também demonstraram acompanhar o principal índice financeiro do mundo.

Segundo o trader, desde 1933 o índice seguiu um padrão onde o terceiro ano após as eleições norte-americanas apresenta rendimento aproximadamente três vezes superior aos outros três anos do ciclo eleitoral.

reprodução do tweet original com os dados abaixo.

O desempenho histórico do mercado financeiro, medido pelo S&P500 é o seguinte:

  • 1 ano após a eleição presidencial: +6,7%
  • Segundo ano: +5,8%
  • Terceiro ano: +16,3%
  • Quarto ano: +6,7%

Sua análise também demonstra que o momento que acabamos de presenciar, no segundo trimestre do segundo ano do ciclo eleitoral é, historicamente, o pior momento do ciclo.

Gráfico mostrando o segundo trimestre do segundo ano no ciclo eleitoral.

Em contrapartida, do ponto em que estamos atualmente, nunca na história houve um período negativo para o mercado financeiro (S&P 500) até o dia 30 de junho do ano seguinte. O terceiro trimestre normalmente é marcado por indefinições e acumulação após um período de fortes quedas, mas isso apenas antecede o que sempre foi o período mais positivo do ciclo.

Gráfico mostrando o pior trimestre (Q2Y2), que acabamos de passar e a projeção dos próximos trimestres (Q4Y2 - Q2Y3) conforme desempenho histórico do mercado financeiro. Sendo os melhores trimestres.

Do quarto trimestre do segundo ano eleitoral, até o segundo trimestre do terceiro ano, é o período “mais bullish” para o mercado financeiro e todos os índices e ativos que o acompanham.

O retorno médio para os próximos seis meses foi de 15,1% para o S&P 500.

Tabela com os retornos do S&P500, utilizada para calcular o retorno médio.

Setembro é ruim para o Bitcoin

Por outro lado, diversos analistas afirmam que setembro é historicamente um mês negativo para o Bitcoin. O que não invalida a tese de 0xStacker, já que este péssimo mês de desempenho financeiro para a criptomoeda líder faz parte do final do terceiro trimestre do pior ano no ciclo eleitoral.

Acontecimentos passados não são uma garantia de acontecimentos futuros e, portanto, esta análise não deve ser interpretada como recomendação de investimento, mas o passado pode nos ajudar a se preparar para o presente e o futuro.

Um comportamento padrão, que foi validado desde 1933 tem seu valor e existem diversas possíveis explicações lógicas para que o mercado financeiro tenha se comportado desta forma a cada quatro anos.

Caso a análise se mostre verdadeira, os próximos meses poderão ser um bom momento para que os investidores se posicionem e os próximos trimestres podem trazer resultados positivos.

Veja como está a composição atual do portfólio de investimentos em criptomoedas de Forrest (@0xStacker), excluindo stablecoins.

Leia mais:

Veja a thread completa

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!