Cointimes

Ex-presidente da SEC pede que EUA abrace os benefícios das criptomoedas

Jay Clayton ex-presidente da SEC GettyImages

Jay Clayton, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities Exchange Commission, SEC), reconheceu que um consenso sobre a regulamentação cripto nos Estados Unidos parece ser improvável para as partes envolvidas, mas desafiou o governo a dar o primeiro passo.

Clayton observou que, em meio à controvérsia, o governo deveria primeiro abraçar os benefícios das criptomoedas para o sistema financeiro antes de promulgar qualquer regulamentação, disse ele em um artigo de opinião publicado pelo Wall Street Journal em 25 de agosto.

Ele citou benefícios tais como a capacidade de poder fazer pagamentos rápidos junto com a custódia de ativos digitalmente e pediu à SEC que fornecesse diretrizes para a custódia de ativos tokenizados:

“Para avançar, os Estados Unidos precisam, primeiro, abraçar as eficiências proporcionadas pela tokenização de serviços tão bem compreendidos como pagamentos e custódia de ativos em formato digital.

O grupo de trabalho presidencial, liderado pelo Tesouro, deve seguir em frente com as regras da stablecoin, identificando as características que fazem de uma stablecoin um meio de pagamento, semelhante à transferência de dinheiro, e não uma security ou commodity,”

disse Clayton.

Preocupações com a regulamentação

De acordo com o ex-presidente, existe o medo na comunidade cripto de que as regulamentações resultem em perdas para os investidores ou em oportunidades perdidas.

Saiba mais: Senadora mira regulação de ofertas cripto em bancos dos EUA

Suas recomendações vieram enquanto a SEC, e seu atual presidente Gary Gensler, têm recebido críticas pela suposta inibição do desenvolvimento do setor cripto. 

Uma das críticas em torno da SEC tem sido sobre a repressão do mercado cripto, apesar da falta de regulamentos claros a serem seguidos. Entretanto, de acordo com Clayton, uma vez que o regulador desvendou as diretrizes para bens simbólicos, o governo “deve ir atrás daqueles que estão desafiando suas leis.”

Prontidão dos EUA para regulamentar a indústria cripto

Além disso, Clayton declarou que a controvérsia em relação à regulamentação de ativos como Bitcoin (BTC) se deve ao crescimento global das criptomoedas. Neste caso, o ex-presidente observou que os Estados Unidos não têm requisitos prontamente disponíveis sobre licenciamento, divulgações obrigatórias e regras de comércio secundário em todo o mercado.

Curiosamente, em uma entrevista anterior com o Wall Street Journal, Gensler reiterou que as leis de securities ainda se aplicam às novas tecnologias como criptomoedas.

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading