Em uma série de tweets, Mark Cuban – multi-bilionário e apresentador do Shark Tank – fez sérias críticas ao Bitcoin (BTC).

Resumo da matéria:

  • Bitcoin é complicado de usar, entender e fácil de roubar, diz Mark Cuban;
  • Mark afirma que o Bitcoin se tornou um colecionável;
  • Convença os consumidores e não a mim, diz Cuban;

Mark afirmou que as criptomoedas são fáceis de hackear, difíceis de usar e complicadas de entender. Aos que tentavam mudar sua ideia, ele respondeu friamente:

“Muitas pessoas estão tentando mudar minha ideia. Ela não será mudada por discussões técnicas sobre moeda fiduciária, índices de sharpe, projeções de avaliação, comparações de protocolos, etc. Será alterado pelo uso real pelos consumidores, que escolherem o BTC entre as muitas outras opções”

Mark também criticou o atual caminho tomado pelos desenvolvedores do Bitcoin Core, de transformar o Bitcoin em reserva de valor (SOV):

“Mas para fazer todos os hypesters felizes, como um BTC colecionável / SOV vale o que alguém pagará por isso. O que significa que pode passar dos máximos de dois anos atrás. Também poderia atingir novos mínimos. Essa é a natureza dos colecionáveis altamente negociados”

O Bitcoin está no caminho errado?

Entretanto, ele afirmou que não nega que o Bitcoin pode um dia dar certo.

“Não estou dizendo que o BTC nunca pode ser onipresente”, assegurou Cuban, “mas terá dificuldades em sua encarnação atual, porque a utilidade não é óbvia.”

Ele destacou que o atual pensamento sobre o Bitcoin, torna a criptomoeda parecida com “objetos colecionáveis, como cartões de beisebol ou arte. Tem algum valor intrínseco (gerenciar a blockchain pública), mas isso não contribui muito para o seu preço. Eu acho que o ouro é uma religião….Tenho dinheiro suficiente para gerar a utilidade de que preciso”, revelando o experimento de seu time de basquete profissional com o BTC, que rendeu miseráveis US$549 em compras.

“Lembre-se do que levou a essa discussão”.

“Eu disse que o btc não é e não será usado pelos consumidores como moeda. Você não precisa me convencer. Você precisa convencer seus vizinhos. Se eles não veem valor, esse é o problema que você precisa resolver. Não sou contra o BTC.

Eu entendo todos os argumentos que estão sendo feitos. O mundo está cheio de ótimos produtos / serviços que falharam por falta de consumidores. ”

Veja também: Bitcoin Cash ultrapassa Bitcoin (BTC) no comércio venezuelano;

Libra x Bitcoin?

Um dos bitcoiners alegou que a infraestrutura da criptomoeda está melhorando e que em breve para usar o Bitcoin só será necessário um telefone.

Ao que Cuban respondeu:

“É exatamente por isso que o FB quer criar o LIbra. Eles têm um cliente que todos podem usar em telefones com recursos mínimos e, nos países do terceiro mundo, uma marca e interface do usuário confiáveis. É possivelmente a maior ameaça às suas expectativas no BTC”

Você acredita que as afirmações de Mark estão corretas? O que você responderia para o bilionário? Deixe sua resposta nos comentários.