Coingoback

A exchange chinesa Huobi recentemente negou rumores de que Zhu Jiawei, o COO da corretora, teria sido preso nesta segunda-feira (2). Mesmo assim, a exchange segue sofrendo uma onda de saques que já somam mais de US$ 500 milhões.

Jiawei é uma figura bem conhecida na comunidade chinesa de criptomoedas, sendo ele um dos responsáveis pela popularização do Bitcoin por lá. Ele recentemente viajou para Pequim, onde alguns espalharam boatos de que ele teria sido investigado e detido. No entanto, a Huobi negou afirmando:

“Tomamos conhecimento de rumores em nossa comunidade sobre a prisão de um alto executivo da Huobi por autoridades locais. Podemos compartilhar com confiança que esses rumores são falsos.”

Apesar da declaração, os usuários da exchange retiraram cerca de meio bilhão e continuam a sacar da bolsa:

Exchanges chinesas sofrendo repressão?

A Huobi alega também que usa um sistema de múltiplas assinaturas de 15 chaves, portanto, mesmo que os rumores sejam verdadeiros, os saques não devem ser afetados.

Para a OKEx, que geralmente é vista como uma exchange irmã da Huobi, a prisão de um executivo sênior levou à suspensão dos saques por duas semanas até agora.

Este é o último resultado da repressão total da China ao comércio de bitcoin com as autoridades chinesas que agora, aparentemente,  interferem com negócios que operam fora da China.

Eles suspenderam contas e até prenderam vários comerciantes de balcão, com o Partido Comunista Chinês (PCC) agora supostamente perseguindo os próprios operadores das plataformas de comércio.

Um exercício fútil como um contrato inteligente baseado em ethereum ou algo como o Bisq do bitcoin pode facilmente replicar as plataformas da Huobi ou da OKEx.

Ainda assim, o PCC estaria tentando o que pode para dificultar a compra de bitcoins. No que diz respeito à venda da cripto, eles facilitaram a indústria de mineração por meio de subsídios baratos para energia em áreas hidráulicas remotas.

Essa abordagem hostil e protecionista em muitas áreas de negócios endureceu as atitudes contra a China em grande parte da Europa e da América.

No que diz respeito ao bitcoin, porém, o mercado está acostumado com conversas sobre proibição da China, então não teve muito efeito no preço, presumivelmente porque o mercado considera impossível um banimento completo do bitcoin.

Veja também: Ports Trader diz que maioria perde no day trade por indisciplina e medo

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br