Em um recente vídeo para o Youtube, Ports Trader busca explicar porque a maioria das pessoas perde dinheiro no day trade, fazendo referência ao famoso estudo da FGV que concluiu que a maioria não consegue viver de day trading.

Ports ficou conhecido por divulgar ostensivamente seu curso de trading em mídias sociais e acumula 273 protestos no Reclame Aqui. Grande parte dos relatos falam da qualidade do conteúdo e da dificuldade em pedir reembolso.

Mas enquanto alguns alunos não conseguem o resultado esperado do trading. Segundo o youtuber, o primeiro motivo para a perda de dinheiro no mercado financeiro é o medo. “Quando eu estava iniciando lá em 2011 eu morria de medo. Literalmente me cagava antes de fazer cada trade.”, disse ele.

Para vencer essa barreira, Ports diz que somente a informação geraria a confiança necessária para o day trader. “Não dá para você ser burro, tem que ir para o mercado com informação”. Além disso, recomenda a prática sem o dinheiro em risco, através de plataformas de simulação.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

A teimosia, a ganância, e o “trade de vingança”, aquele que o usuário tenta fazer unicamente para recuperar uma perda, foram outros motivos citados. Ports prossegue chamando o “overtrading” de inimigo. “Qualquer coisa em excesso faz mal, imagina trade”, finalizou.

A última razão citada para que as pessoas percam dinheiro no day trade foi a indisciplina. Ports então se direciona para seus ouvintes e questiona entre longas pausas quantas vezes eles foram indisciplinados.

“Pessoas ficam doentes por falta de disciplina. Pessoas morrem por falta de disciplina. Acidentes de trânsito acontecem por falta de disciplina”, finaliza.

Embora o vendedor do curso Trader de Elite termine o vídeo dizendo que as pessoas da pesquisa são “a manada que faz tudo igual”, o estudo da FGV traz outras conclusões.

De acordo com os economistas e pesquisadores Bruno Giovannetti e Fernando Chague, da Fundação Getúlio Vargas, o day trade é muito mais sorte que técnica. E evidência disso é que os traders pioram com o tempo, ao contrário do que dizem que a prática levaria a melhores resultados.

Gráfico: com o tempo o resultado de day traders tende a piorar, mostra o estudo
Imagem do estudo.

Além disso, similarmente ao house edge de cassinos, os traders já começam com a desvantagem das taxas operacionais do mercado financeiro.

E contradizendo o que um vídeo viral de Ports dá a entender, um padrão no gráfico de preços pode não ser suficiente para ter ganhos consistentes no mercado.

Sobre observar a movimentação do gráfico, o pesquisador da FGV afirmou que “não é uma informação muito rica, porque só mostra o que aconteceu no passado. Além disso, o pequeno investidor tem acesso às notícias e dados muito depois das grandes instituições.”

Veja também: Venezuela cria carteira estatal de Bitcoin para transferências internacionais


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!