Com a chegada do final de ano, o supply soberano de bitcoin (moedas mantidas fora das corretoras) atingiu um recorde histórico, de acordo com dados atualizados da Glassnode.

O crescimento da oferta soberana de bitcoins ocorreu quando seus holders de longo prazo viram sua participação em toda a oferta soberana aumentar 4,8% e atingir 74,8% no ano passado, observou a Glassnode em seu boletim informativo de ontem (27).

Oferta soberana de BTC
Oferta soberana de bitcoin atinge ATH (alta histórica). Fonte: Glassnode.

A posse de bitcoins por detentores de curto prazo caiu de 28% em janeiro passado para 25,2% agora.

“Esse comportamento na cadeia é mais comumente observado durante os mercados de bitcoin em baixa, que em retrospectiva são efetivamente longos períodos de redistribuição de moedas de mãos mais fracas para aquelas com convicção mais forte e de longo prazo”, escreveu a Glassnode.

Passfolio

Esta transferência de riqueza de curto prazo para holders, apesar de vários ATHs de preços no mercado ultimamente, sugere que 2021 pode reservar uma macro consolidação e um período de acumulação modesta. 

Esse comportamento em cadeia é mais tipicamente observado durante os mercados de baixa do Bitcoin, que em retrospectiva são efetivamente longos períodos de redistribuição de moedas de mãos mais fracas para aquelas com convicção mais forte e de longo prazo.

Volume do Bitcoin
Volume do Bitcoin por exchange. Fonte: CryptoCompare e Coindesk.

O volume de negociação do Bitcoin nas principais exchanges centralizadas está baixo, mesmo assim foram vistas altas no seu preço nos últimos dias. A última semana do ano, tradicionalmente é marcada por negociações num ritmo mais leve e otimista. Será que isso será observado nesse ano novamente?

Leia mais:

Passfolio