Cointimes Awards

Treze pessoas foram presas há ~6 horas no estado norte-americano de Michigan por planejarem tomar o governo estadual e sequestrar a governadora democrata Gretchen Whitmer.

Os homens se encontravam em um porão que era acessado por um alçapão escondido sob um tapete. Ao entrar no local,  seus telefones eram recolhidos e colocados em outra sala para evitar gravações secretas, mas a fonte infiltrado do FBI estava usando um dispositivo de gravação separado.

Segundo o FBI, a milícia (grupo organizado armado e legal de acordo com a constituição norte-americana) falava em “matar os tiranos” e julgar a governadora Gretchen Whitmer por desrespeitar a constituição norte-americana. Um dos vídeos mostra os suspeitos revoltados sobre o poder da governadora em abrir ou fechar comércios a seu bel prazer.

Gretchen Whitmer planejava passar mais leis anti-armamentos e deixava o grupo chamado por Trump de “terrorista de extrema-esquerda” antifa protestar violentamente pelo estado. 

Cointimes Awards

“A violência instigada e executada pela Antifa e outros grupos semelhantes em conexão com os distúrbios é terrorismo doméstico e será tratada de acordo”

disse o procurador William Barr falando sobre os atos dos antifas.

A ideia da milícia era juntar 200 pessoas para tomar o governo estadual, eles já estavam se preparando para comprar tasers, equipamentos táticos e explosivos para enfrentar qualquer resistência estatal. 

A governadora colocou a culpa do plano em Donald Trump, que em abril twittou “Liberar Michigan” contra o lockdown do estado democrata. 

Boogaloo Bois, “extremistas libertários” e bitcoin

Segundo a BBC, a milícia presa está ligado aos Boogaloo Bois, um grupo tratado pela mídia como “extremistas libertários” que tem crescido online e já foi retirado do Facebook várias vezes por suas visões políticas.

O nome é referência ao jogo “Breakin 2: Electric Boogaloo”, adotado por membros do 4chan que acreditam na possibilidade de uma “Guerra Civil 2: Electric Boogaloo”. Sem um chefe, a organização é anarquista, veste camisetas havaianas com flores e geralmente carregam rifles ou shotguns. 

Cointimes Awards

O grupo atrai jovens de esquerda com discurso que o governo enriqueceu uma minoria e também de direita pela possível perda de liberdades constitucionais. 

Bogaloo Bois vestidos com camiseta de flores
Bogaloo Bois no ‘Protesto Patriota Americanos’,contra restrições de liberdade no estado do Michigan – 30/04/2020 Jeff Kowalsky/AFP

Em maio, o governador de Minnesota acusou o grupo de atacar sites do governo do estado.

Para se financiar, algumas milícias legalizadas estão se voltando ao bitcoin. Como foi no caso de milícias do estado da Virgínia que receberam ajuda em criptomoedas até de brasileiros.

Veja também: Brasileiros doam bitcoin para milícia nos EUA

Cointimes Awards

Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br