Conforme mostramos na semana passada, um grande protesto organizado por cidadãos e milícias constitucionais foi agendado e aconteceu hoje no estado norte-americano da Virgínia.


Visão rápida da notícia

  • Protestos acontecem por conta da política de desarmamento
  • Quais são as medidas que enfureceram a população?
  • Protestos tomam as ruas da Virgínia

Os protestos ocorrem devido a medidas vistas como inconstitucionais contra o direito de obter armas, que é garantido pela constituição norte-americana.

Com as duas casas do legislativo e o executivo dominados por Democratas (a esquerda dos Estados Unidos), as medidas inicialmente previam o confisco e banimento de armas de fogo.

Contudo, os legisladores recuaram, mas mesmo assim mantiveram 4 projetos de lei, vistos como inconstitucionais pela população.

Medidas que enfureceram a população

Segundo explicação do canal Ancap.su, cujo administrador é bacharel em direito, as medidas são as seguintes:

“SB16 – É a que proíbe “assault rifles” na Virginia, foi derrubada por uma comissão do senado. Ela ainda poderia ir a votação, mas o autor da proposta, pediu para retirar ela. Talvez pela pressão dos manifestantes, talvez por medo dela ser derrubada na suprema corte e enterrar o assunto no país todo….

As outras três estão próximas de serem promulgadas, falta votação no plenário do senado estadual (sim tem isso lá), que é de maioria democrata, e a promulgação em si pelo governador.

SB22 – Institui uma política de “uma arma por mês” que impede a mesma pessoa de comprar mais de uma arma num período de 30 dias.

SB12 – Institui “background check” ou verificação de antecedentes para qualquer transação de armas. Hoje já existe essa verificação em lojas. A lei diz que mesmo particulares e feiras de armas vendendo armas teriam que fazer tal verificação. Lógico, ninguém tem nem ideia de como funcionaria isso.

SB2 – Institui a política de “Red Flag”, o que significa que um juiz pode, em um processo, com base em evidências de risco, ordenar o confisco de armas de uma pessoa. Veja, a pessoa não fez nada, mas o juiz achou que ela está com risco de fazer alguma coisa e assim, determina o confisco de armas daquela pessoa. “

Manifestações cercam o Capitólio

manifestações na frente do Capitólio
Manifestações na frente do Capitólio

A manifestação atraiu defensores do porte de armas de diversos estados, os organizadores dizem que mais de 22 mil pessoas compareceram aos protestos.

Durante o ‘rally’, muitos cidadãos fortemente armados tomavam conta das ruas, além das milícias organizadas que estão recrutando, na preparação para uma possível guerra.

Imagem

A própria polícia do estado é contra a medida, afirmando que se as leis passarem, elas simplesmente não serão impostas. É o que diz o xerife Richard Vaughan:

Guilhotina no governador?

Enquanto isso, a pressão política e nas ruas crescia contra o atual governador. Como gesto simbólico, a população colocou uma guilhotina falsa no meio da rua.

Imagem

Contudo, não sabemos se os protestos terão efeito, visto que os democratas contam com ampla maioria em ambas as casas e no executivo. Mas mesmo se as leis passarem, a medida será provavelmente desobedecida.