Conforme mostramos na semana passada, um grande protesto organizado por cidadãos e milícias constitucionais foi agendado e aconteceu hoje no estado norte-americano da Virgínia.
Visão rápida da notícia
- Protestos acontecem por conta da política de desarmamento
- Quais são as medidas que enfureceram a população?
- Protestos tomam as ruas da Virgínia
Os protestos ocorrem devido a medidas vistas como inconstitucionais contra o direito de obter armas, que é garantido pela constituição norte-americana.
Com as duas casas do legislativo e o executivo dominados por Democratas (a esquerda dos Estados Unidos), as medidas inicialmente previam o confisco e banimento de armas de fogo.
Contudo, os legisladores recuaram, mas mesmo assim mantiveram 4 projetos de lei, vistos como inconstitucionais pela população.
Medidas que enfureceram a população
Segundo explicação do canal Ancap.su, cujo administrador é bacharel em direito, as medidas são as seguintes:
“SB16 – É a que proíbe “assault rifles” na Virginia, foi derrubada por uma comissão do senado. Ela ainda poderia ir a votação, mas o autor da proposta, pediu para retirar ela. Talvez pela pressão dos manifestantes, talvez por medo dela ser derrubada na suprema corte e enterrar o assunto no país todo….
As outras três estão próximas de serem promulgadas, falta votação no plenário do senado estadual (sim tem isso lá), que é de maioria democrata, e a promulgação em si pelo governador.
SB22 – Institui uma política de “uma arma por mês” que impede a mesma pessoa de comprar mais de uma arma num período de 30 dias.
SB12 – Institui “background check” ou verificação de antecedentes para qualquer transação de armas. Hoje já existe essa verificação em lojas. A lei diz que mesmo particulares e feiras de armas vendendo armas teriam que fazer tal verificação. Lógico, ninguém tem nem ideia de como funcionaria isso.
SB2 – Institui a política de “Red Flag”, o que significa que um juiz pode, em um processo, com base em evidências de risco, ordenar o confisco de armas de uma pessoa. Veja, a pessoa não fez nada, mas o juiz achou que ela está com risco de fazer alguma coisa e assim, determina o confisco de armas daquela pessoa. “
Manifestações cercam o Capitólio
A manifestação atraiu defensores do porte de armas de diversos estados, os organizadores dizem que mais de 22 mil pessoas compareceram aos protestos.
Durante o ‘rally’, muitos cidadãos fortemente armados tomavam conta das ruas, além das milícias organizadas que estão recrutando, na preparação para uma possível guerra.
A própria polícia do estado é contra a medida, afirmando que se as leis passarem, elas simplesmente não serão impostas. É o que diz o xerife Richard Vaughan:
Sheriff Richard Vaughan of Grayson County, VA:
— Michael Coudrey (@MichaelCoudrey) January 20, 2020
“If the bills go through as proposed, they will not be enforced. They are unconstitutional.”#VirginiaRally #Richmond2ARally #Virginia2A pic.twitter.com/tfweiB1Uv5
Guilhotina no governador?
Enquanto isso, a pressão política e nas ruas crescia contra o atual governador. Como gesto simbólico, a população colocou uma guilhotina falsa no meio da rua.
Contudo, não sabemos se os protestos terão efeito, visto que os democratas contam com ampla maioria em ambas as casas e no executivo. Mas mesmo se as leis passarem, a medida será provavelmente desobedecida.