A criptomoeda Bitcoin Cash está sob ataque de um minerador desconhecido, ele tem jogado com o algorítimo de reajuste de dificuldade e vem causando estragos para a 4° maior criptomoeda do mercado.

O que tem acontecido com o Bitcoin Cash?

Aparentemente um minerador desconhecido tem jogado com o algorítimo de dificuldade do Bitcoin Cash, fazendo com que os blocos da criptomoeda demorem até 3 horas para serem minerados.

Como mostrado no explorador de blocos abaixo, o Bitcoin Cash ficou 3 horas sem um único bloco minerado.

Bitcoin cash 3 horas bloco

Tem sido dito na mídia que o Bitcoin Cash (BCH) está sofrendo um ataque de 51%, mas isso não é verdade.

++Minuto Cointimes: Verge e outras criptomoedas sofrem ataque de 51%

Apesar do minerador ter conseguido minerar mais de 73 blocos em um curto período de tempo, não há sinais de um ataque que poderia reverter as transações, mudar o consenso da rede (ataque de 51%) – pelo menos por enquanto.

Entretanto, a situação parece perigosa para o Bitcoin Cash. Ficar à mercê da boa vontade de um minerador não parece algo muito descentralizado. Como podemos ver no gráfico abaixo, o hash power do Bitcoin Cash é uma fração do Bitcoin. O que isso significa?

Bitcoin Cash x Bitcoin Core

Isso significa que o Bitcoin Cash é menos seguro e que basta uma fração do poder de mineração do Bitcoin para performar um ataque de 51%.

Mas o que tem feito o minerador desconhecido?

Bom, aparentemente ele tem colocado uma grande quantidade de poder de mineração em um curto espaço de tempo, conseguindo minerar boa parte dos blocos. Quando a dificuldade é ajustada para cima, ele sai da mineração e espera a dificuldade reajustar para baixo.

Bitcoin Cash Hash Rate per pool
Distribuição de Hash do Bitcoin Cash

O algorítimo de dificuldade é ajustado para fazer com que os blocos sejam minerados em um intervalo mais ou menos determinado. Dessa forma, quanto mais mineradores (poder de mineração) na rede, mais difícil fica minerar um bloco.

A equipe de desenvolvimento do Bitcoin Cash, bem como sua comunidade, tem considerado modificar o algorítimo no próximo hardfork.

Fique sempre atualizado com as principais notícias seguindo o Cointimes nas redes sociais, nós estamos no TwitterFacebook Instagram.


Quer aprender mais sobre Bitcoin? Conheça o Cointimes Research | Bitcoin o maior relatório brasileiro sobre Bitcoin. São 60 páginas com tudo que você precisa saber sobre o presente e o futuro da maior criptomoeda do mercado.