Em março, a mineração de Bitcoin atingiu recordes de lucratividade, impulsionando o crescimento das empresas do setor.
Em março, mineradores de Bitcoin alcançaram ganhos superiores a 718 milhões de dólares, estabelecendo um novo recorde desde maio de 2022. Mas o que realmente chamou atenção foi o desempenho das ações das mineradoras.
Apesar do aumento na lucratividade, a dificuldade para minerar a criptomoeda também subiu 7,56%. Nos últimos três ajustes, a dificuldade totalizou um aumento de 18,67%.
Empresas de mineração sobem mais que o Bitcoin
As empresas de mineração de criptomoedas se beneficiaram desse crescimento.
As ações da Stronghold Digital Mining (SDIG) subiram aproximadamente 26%, Marathon Digital (MARA) 35% e Riot Blockchain (RIOT) teve um aumento impressionante de 56,8%.
As mineradoras geralmente superam o próprio Bitcoin (BTC) em momentos de alta, a principal criptomoeda subiu cerca de 20% no mesmo período.
A principal mineradora dos EUA, a Marathon Digital, elevou sua previsão de poder computacional de mineração de Bitcoin para o final do ano para 4 EH/s, ante 3 EH/s. No entanto, a empresa registrou um aumento de 45% no prejuízo líquido do quarto trimestre, para 74 centavos por ação, em comparação com o período homólogo.
A previsão de receita para os próximos 12 meses foi ampliada, ficando entre 94 milhões e 129 milhões de dólares, ante a faixa anterior de 108 milhões a 114 milhões de dólares. A lucratividade da mineração, medida pelo hashprice, está prevista entre 7 e 10 TH/s por dia, enquanto a previsão anterior era de aproximadamente 9 centavos/TH/s.
A Marathon Digital atingiu seu recorde de mineração em março, produzindo 825 BTC, um aumento de 21% em relação ao mês anterior. No final de março, a empresa possuía um total de 11.466 BTC em posições não restritas de BTC e 124,9 milhões de dólares em dinheiro e equivalentes de caixa não restritos, conforme relatado em seu relatório mensal de operações.
O que faz as ações das mineradoras subirem mais que o BTC?
Vários motivos levam a esse fenômeno, dentre eles:
- Maior acessibilidade de investidores institucionais ao mercado acionário.
- Facilidade de diversificar sem o problema de ter a custódia do ativo em si.
- Antecipação do futuro, quando investidores acreditam que determinado mercado pode se beneficiar de algo, isso pode causar um sentimento positivo para as ações de empresas participantes. Dessa vez, a crise bancária nos EUA pode ter influenciado.
Além disso, há muitas jurisdições buscando por investimentos dessas empresas para consumir sua energia barata e criar empregos de alta qualidade. O mercado de mineração de bitcoin só está começando e o potencial dele é enorme, os investidores sabem disso e por isso investem em empresas que criam a infraestrutura para o BTC.