Pressionado pelo governo norte-americano, o Irã fechou um acordo sem precedentes com a China e os mineradores de bitcoin já estão se aproveitando dos laços recém fechados.

Pequim e Teerã anunciaram um dos maiores acordos bilaterais dos últimos tempos. Integrando a iniciativa “One Belt, One Road”, o Irã receberá mais de US$400 bilhões em investimentos, principalmente no setor petrolífero e na instalação de redes 5G.

Mineradores de Bitcoin, os arautos chineses

Mas quem chegou primeiro no oriente médio não foi a Huawei com seu 5G ou a China National Petroleum Corporation e sim os hábeis mineradores de Bitcoin. Ebang, Bitmain e MicroBT já eram empresas conhecidas pelos iranianos devido às suas máquinas de mineração terem inundando o país depois das sanções financeiras norte-americanas contra o Teerã.

Se você acompanha nosso Telegram, sabe que o governo do Irã permitiu há menos de 1 mês a instalação de fazendas de mineração em usinas geradoras de energia. Como comparação, seria como o governo brasileiro dar permissão para instalar mineradoras de bitcoin em Itaipu, Sobradinho e Angra dos Reis.

E os primeiros a se beneficiarem desse decreto foram os chineses. A pool de mineração Lubian resolveu se instalar e hoje opera a maior fazenda de mineração no Irã com grandes incentivos do governo.

“Temos nossos próprios canais de desembaraço aduaneiro, pois temos a experiência de estabelecer a empresa de logística. E temos bons recursos locais no Irã, e temos mantido boas relações com o Ministério da Energia, o Ministério das Relações Exteriores e até mesmo o exército do Irã”, disse Liu Ping – Ceo da Lubian.

Com o custo da energia a menos de US$0,006 kilowatt por hora, Teerã têm uma grande vantagem se comparada a outros hubs de mineração como EUA e algumas localizações europeias. Entretanto, o país ainda é apenas o 6° no ranking de hash rate gerado – criando apenas 3,82% do poder de mineração da rede.

Mas isso está para mudar e se depender dos mineradores chineses, toda a energia do Irã irá para fazer a segurança da maior criptomoeda do planeta.

“Em comparação com as indústrias tradicionais, a mineração de criptomoedas é um negócio lucrativo”, concluiu Liu Ping.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br