Cointimes

ADs

Mistério no blockchain: Blocos de bitcoin vazios intrigam a comunidade

Mineração de bitcoin

Entre os dias 22 e 23 de março um acontecimento peculiar foi notado no blockchain do Bitcoin, 5 blocos simplesmente tinham 0 transações. Os mineradores de bitcoin pegaram mais de US$182 mil em btc e não escreveram transação alguma no blockchain. 

Por que isso aconteceu? É um ataque ao Bitcoin? 

Um fato curioso

Após passar 15 dias monitorando a rede do Bitcoin, o pesquisador e analista VIni Barbosa notou um fato curioso: os blocos 781891, 781901, 782157, 782170 e 7821925 do blockchain da principal criptomoeda foram minerados com zero transações em um intervalo inferior a 48 horas. 

Em outras palavras, os mineradores de bitcoin pegaram os 6,25 BTC de recompensa pela criação de bloco, gastando energia para minerá-lo, e isso resultou em 0 transações inclusas no blockchain. 

Em uma rede congestionada, com mais de 60 mil transações esperando aprovação em um bloco, parece não fazer sentido minerar sem adicionar as transações. 

Vale lembrar que cada transação paga aos mineradores uma taxa para ser adicionada ao bloco. Ou seja, nem economicamente parece fazer sentido essa ação dos mineradores. 

Então, por que os mineradores produzem blocos vazios?

Um ataque ao bitcoin? 

Há algumas teorias sobre o porquê disso estar acontecendo. A primeira delas é a mais simples, com lógica perversa por trás. Os mineradores estariam minerando blocos vazios para aumentar o próprio lucro. 

Imagine que você pudesse cortar a fila da única padaria em uma cidade de 10 milhões de habitantes sedentos por pão pagando uma taxa ao padeiro. Quanto mais urgência você tiver, mais caro tende a pagar; e quanto maior a fila, mais pessoas tendem a pagar a taxa. 

Essa comparação permite explicar o sistema de taxas e aprovação de transações do bitcoin. Com um bloco de capacidade máxima real de ~2 MB, há um limite de ~7 transações por segundo que o BTC pode lidar, o resto fica na fila. Se há mais transações a se aprovar e poucas estão sendo aprovadas, os usuários de bitcoin têm o incentivo de aumentar as taxas pagas aos mineradores.

Filas para pegar comida na União Soviética – O que acontece quando o mercado é limitado por organizadores centrais. 

Apesar dessa teoria ter lógica, apenas ~5% das recompensas pela mineração saem das taxas. Elas não fazem tanta diferença no final das contas.

Logo, fazer rede ficar congestionada de propósito com dezenas de blocos vazios no mesmo dia, poderia gerar matérias negativas para o BTC, o que impactaria negativamente no preço. 

Exceto se um agente específico queira queimar dezenas ou centenas de milhões de dólares para apenas aumentar a fila de transações e levar mais bitcoiners para outras criptomoedas ou soluções de escalabilidade do próprio bitcoin, não faz sentido econômico minerar blocos vazios de propósito. 

O que leva a outra tese. 

A lei dos grandes números

Então por que isso acontece? Primeiramente precisamos entender que assim que um bloco de bitcoin é minerado, os mineradores já começam a trabalhar para achar a solução para o próximo. 5 blocos vazios em 48 horas não é muita coincidência? 

Mineradores de Bitcoin na Suécia
Mineradores de Bitcoin na Suécia

As pools (onde os mineradores se unem para descobrirem blocos em conjunto) mandam um template com zero transações para os mineradores e logo depois (1 ou 2 segundos) enviam outro com as transações inclusas. Isso acontece pois algumas pools querem garantir qualquer vantagem, mesmo mínima, perante as outras e deixar os mineradores sem trabalho por 1 ou 2 segundos seria péssimo. 

Se os mineradores tiverem muita sorte, eles podem achar novos blocos em questão de segundos ou em tempos menores que a média de 10 minutos. E parece que isso aconteceu.

Segundo a pesquisa do analista Vini Barbosa, 3 dos 5 blocos foram descobertos em menos de minuto após o bloco anterior e os outros 2 ficaram abaixo do tempo médio de 10 minutos. 

5 blocos vazios em 48 horas não é muita coincidência? 

Sim, mas a Lei dos Grandes números diz que se há uma grande quantidade de ações acontecendo e uma pequena chance de algo anormal acontecer, a anormalidade eventualmente poderá ocorrer. 

E as probabilidades nesse caso nem são tão absurdas. 

Por exemplo, há 18,4% de chance da rede achar exatos dois blocos em menos de dez minutos e algumas vezes dois blocos são encontrados no mesmo instante (ou próximo disso) e nesse caso o blockchain fica temporariamente bifurcado até a rede decidir qual é o blockchain correto. 

Portanto, aparentemente, a anormalidade neste caso aconteceu apenas devido à pura sorte. 

Contudo, é preciso entender que a mineração de blocos vazios pode ser usada por indivíduos ou organizações para criar descrédito na rede, principalmente se ela tiver um grande poder de mineração. 

Para ficar de olho nas novidades e curiosidades do mercado de criptomoedas, baixe agora mesmo o aplicativo do Cointimes para Android ou IOS

Fontes:

[BTC] Full mempool and empty blocks mined

How can we be sure that a new block will be found?

The probability that the entire network generates at least two blocks within 10 minutes?

Crypto Mining: Luck, Probability and BlockWithholding Attack

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!