A indústria das criptomoedas está em expansão, e uma das razões que pode explicar o seu crescimento incessante são as taxas de transação, que geralmente são significativamente mais baixas do que as das principais instituições financeiras.
Provando isso, em uma transação recente, 81.842 Bitcoin (BTC) foram transferidos à taxa de 3.392 sat, ou US $0,70; isso implica em uma taxa de 20,7 sat/vB (sat por vbyte), conforme registrado pelo Mempool em 26 de Outubro.
Detalhes da transação de 81.842 BTC. Fonte: Mempool.
Cripto vs bancos
Considerando o preço do Bitcoin no momento da transação (US $20.744), isto significa que o valor transferido somou US $1,69 bilhão, com a taxa sendo menos de um dólar, o que é substancialmente inferior ao que um banco tradicional cobraria por uma transferência tão grande.
O Bitcoin, enquanto rede descentralizada, não tem taxas de transação em si, uma vez que as suas transações são quase instantâneas. No entanto, estas transações precisam de ser verificadas e registadas em um “bloco” antes de o montante transferido poder ser gasto.
Estes blocos são minerados, e a proteção da rede consome tempo e poder computacional dos mineradores, sempre que um bloco novo é encontrado, as transações verificadas.
Além disso, ainda não está claro se a transação foi enviada para uma carteira ou para uma exchange cripto.
No momento da redação, o Bitcoin está sendo negociado pelo valor de $20.500 dólares, o que representa um ligeiro declínio de 1,32%% ao longo do dia, mas ainda assim um aumento de 7,30% em comparação com os sete dias anteriores.
Leia também: