Mais um estado norte-americano – New Hampshire – voltou seus olhos para o Bitcoin (BTC), criando uma nova oportunidade de adoção da criptomoeda em uma região com grande apelo aos princípios libertários, que foram os princípios que motivaram a criação do protocolo por Satoshi Nakamoto.
New Hampshire, o estado mais libertário dos EUA
O lema de New Hampshire é: “Live free or die”, que traduzido seria: “Viva livre, ou morra”.
New Hampshire tornou-se um ímã para os libertários cujo objetivo era abolir, ou pelo menos diminuir significativamente, o governo. Certas conveniências são sacrificadas em uma cidade, e agora em um estado, onde o maior ideal para um grande número de pessoas é o menor imposto possível.
Em 2003 algumas pessoas formaram a NH Liberty Alliance (Aliança Libertária de NH), com a intenção de realizar propostas de leis baseadas nos ideais libertários.
O que começou com um pequeno grupo sem muita influência, hoje se tornou um grande grupo político com muitos adeptos e grande participação no legislativo, sendo representado principalmente por filiados ao partido republicano dos Estados Unidos.
New Hampshire quer “certeza regulatória” para a indústria das criptomoedas
“Os governos federal e estaduais devem trabalhar para trazer segurança jurídica e regulatória ao setor de ativos digitais, porque regras claras promovem a tecnologia e a inovação”.
Foram estas as palavras do governador Chris Sununu de New Hampshire ao assinar uma ordem executiva que determinou a criação de uma comissão legal para a indústria das criptomoedas.
Ele também disse que:
“New Hampshire é um centro de inovação financeira, e esta ordem executiva aumentará nosso compromisso de atrair negócios bancários e financeiros de alta qualidade de maneira segura e responsável.”
O objetivo da comissão será, em um primeiro momento, rever e investigar as leis federais e também de outros estados, sobre tudo o que envolve a indústria dos ativos digitais, bem como seus participantes (exchanges, bancos, prestadores de serviços gerais, etc).
A comissão também estará ouvindo testemunhos de especialistas e participantes da indústria para definir as melhores práticas, além de realizar sugestões legais para melhorar a regulamentação deste setor.
De acordo com a ordem executiva assinada pelo governador de New Hampshire, o prazo para a entrega de um relatório por parte da comissão é de 180 dias.
Regulamentação centralizada normalmente é o contrário de liberdade
Esta regra possui algumas exceções, mas de maneira geral é correto entender que quanto mais regulamentado, mais distante aos princípios libertários é um governo.
Sendo assim, provavelmente é positivo que New Hampshire esteja voltando seus olhos para o Bitcoin e outras criptomoedas e é muito positivo que o estado possua grande força política de pessoas que, teoricamente, seguem os princípios de liberdade e propriedade privada.
Mas para os que compartilham dos princípios libertários e dos ideais expostos por Satoshi Nakamoto, a notícia ainda precisa ser encarada com ceticismo e olhar crítico.