Termos como Bitcoin e Blockchain são difundidos, hoje em dia, com uma frequência muito grande, mas nem sempre foi assim. Houve um tempo em que tudo isso era “mato”, sendo capinado por poucos que acreditavam no potencial disruptivo deste protocolo de confiança e da tecnologia que estava por trás.

O objetivo da série “nos ombros de gigantes” é justamente divulgar o rosto e um pouco da história destas figuras que foram fundamentais no desenvolvimento e popularização das criptomoedas. No post de hoje, contaremos um pouco da trajetória de Matthew Corallo.

Quem é?

Matthew Corallo, mais conhecido na comunidade bitcoin como TheBlueMatt, é um dos principais desenvolvedores do BTC. O desenvolvimento do Bitcoin é open-source, ou seja, é um código livre e qualquer pessoa pode colaborar com implementações.

A lista de colaboradores pode ser vista aqui: https://bitcoin.org/pt_BR/desenvolvimento.

matthew corallo thebluematt bitcoin core

Matthew, atualmente (16/05/2018) encontra-se na 5ª posição do ranking de colaboradores do desenvolvimento do Bitcoin em termos de commits, ou seja, colaboração com o projeto. Sendo assim, muito do protocolo atual do Bitcoin se deve ao seu trabalho como contribuidor à causa.

Matthew também foi um dos Co-Fundadores da Blockstream, empresa criada em 2014, focada na construção e implementação de sidechains, como método de tornar o Blockchain escalável. A empresa atua, por exemplo, no desenvolvimento de protótipos da Lightning Network.

Em 2017, Matt saiu da Blockstream e agora trabalha como engenheiro na Chaincode Labs, empresa que oferece suporte a projetos open-source de criptomoedas e também desenvolve aplicações comerciais.

Pizzacoin

Em 2014, antes de toda essa febre de ICO’s, claramente já havia uma certa brincadeira com relação a quantidade de altcoins que surgiam, muitas delas sem um real propósito. Matt e alguns amigos postaram no bitcointalk, no início de 2014, uma suposta criptomoeda que iriam lançar, chamada de Pizzacoin, que funcionaria através do algoritmo proof-of-pizza.

thebluematt matthew corallo

TheBlueMatt na foto, ao lado da “Pizza genêsis”.

Fonte: https://bitcointalk.org/index.php?topic=437841.0

A ideia da brincadeira surgiu durante a Bitcoin Conference de 2014, a partir de TheBlueMatt, Luke-jr, e Super3, todos desenvolvedores core do Bitcoin. Você pode conferir o post do bitcointalk por aqui: https://bitcointalk.org/index.php?topic=437841.0

Eles ainda postaram um áudio no SoundCloud dando continuidade à brincadeira.

Gostou da ideia da Pizzacoin? Comente ai embaixo e não esqueça de assinar nossa newsletter!