O gigante Nick Szabo

Nick Szabo é um cientista da computação, especialista em direito e criptógrafo conhecido por suas pesquisas em contratos digitais e moeda digital. Ele se formou na Universidade de Washington em 1989 com um diploma em ciência da computação. É professor honorário da Universidade Francisco Marroquín. Em Abril de 2008 propôs a criação de uma criptomoeda descentralizada. Que pudesse ser transacionada sem a necessidade de um intermediário e não inflacionária. Essa moeda era o BitGold, onde ele descreve no seu blog.

nick szabo em evento

O pai do Bitcoin?

As semelhanças entre o Bitcoin e o Bitgold são impressionantes. A criação de novas moedas seria feita utilizando poder computacional para resolver problemas matemáticos. Ou seja, necessário encontrar uma prova de trabalho, para assegurar a existência e a segurança do Bitgold. Para assegurar a confiança, é necessária uma cadeia pública, onde as informações seriam visíveis e confiáveis para todos. Lembra alguma coisa chamada Blockchain?

Além disso, a criação do Bitgold deveria ser semelhante ao processo de mineração do ouro, limitado e cada vez mais difícil. Além disso, Szabo identificou o problema da centralização do dinheiro e o ímpeto inflacionário dos bancos centrais, que podem levar a crises financeiras como a de 2008. Consegue notar alguma semelhança com o Bitcoin? Por essas razões muitas pessoas consideram o Bitgold como um precursor do Bitcoin, apesar de nunca ter sido aplicado.

Depoi do Bitgold, Szabo também já pensava em contratos digitais ainda em 1996. O que seria uma espécie de Smart Contracts como já existente na rede do Ethereum, ou seja, contratos feitos pela internet que são executados automaticamente mediante o cumprimento dos seus termos. Ele expõe a sua ideia com mais detalhes em um artigo, de seu blog pessoal. 

Ou seja, podemos dizer que Nick Szabo teve ampla influência indireta nas duas principais criptomoedas do mercado: Bitcoin e Ethereum. Suas idéias são o alicerce sobre o qual as duas criptomoedas estabeleceram sua base.

https://cointimes.com.br/o-que-e-um-smart-contract/

 

Seria Szabo o Satoshi Nakamoto?

Diante das semelhanças, a comunidade de Bitcoin começou a especular se o Nick Szabo era Satoshi Nakamoto de fato. O que se sabe é que Szabo fazia parte de uma espécie de grupo influente dos Cypherpunks. Satoshi por sua vez tinha algum tipo de relação ou conhecia diversas pessoas daquele grupo, como Hal Finney, por exemplo.

Em 2014 um time de 40 estudantes de linguística forense, liderados pela Drª Jack Greve, fizeram uma análise de 11 dos mais prováveis candidatos a criador do Bitcoin, incluindo  S. Nakamoto e Hal Finney.

A conclusão foi de que o mais provável candidato é Nick Szabo, uma vez que encontraram vários vícios de linguagem entre o White Paper do Bitcoin e os escritos do blog de Szabo. No entanto, não há provas concretas que Nick Szabo seja de fato Satoshi Nakamoto.

Uma grande coincidência é o silêncio de Nick Szabo sobre o Bitcoin. Em Abril de 2008 ele propõe o Bitgold, por sua vez, o Bitcoin surge em Outubro de 2008. Szabo permaneceu em silêncio por um intervalo de 6 meses, até metade de 2009.

O que é muito tempo, considerando que ele fazia parte do núcleo dos Cypherpunks. Com o qual Satoshi Nakamoto era bastante próximo. Szabo de fato não sabia sobre o Bitcoin, ou ele preferiu ficar em silêncio por uma questão de estratégia? Não se sabe.

https://cointimes.com.br/quem-e-satoshi-nakamoto/

Lenda

A verdade é que Szabo é uma lenda viva na comunidade de Bitcoin e criptomoedas. Seu trabalho junto ao de Wei Dai e Hal Finney é a pedra angular que define o que seria o Bitcoin hoje. Satoshi Nakamoto, apesar de não citá-lo no White Paper do Bitcoin, inegavelmente bebeu da fonte genial que é Nick Szabo. Seu lugar nos ombros de gigantes é extremamente merecido.