Cointimes

Novo projeto de jogo NFT usa arte roubada da Nintendo

Dragalia Lost, um RPG de ação da Cygames com publicação pela Nintendo, chegou ao fim no ano passado, mas o jogo não pôde descansar em paz e teve sua arte roubada por alguns desenvolvedores gananciosos.

Aspo World é um jogo NFT de estratégia baseado em turnos, com seu trailer mostrado no tweet abaixo. Mas os fãs de Dragalia Lost sem dúvida ficaram chocados ao ver o trailer, pois ele contém cópias de personagens e de arte, diretamente retirados do título da Nintendo e da Cygames.

Curiosamente, todos os 10 comentários e 19 quote retweets no post, que atualmente tem apenas 60 likes no total, estão confrontando ou zombando da empresa por copiar a Nintendo. Parece um ótimo começo.

Obviamente, o uso da arte não foi permitido pela Nintendo de nenhuma forma, o que costuma terminar em um processo judicial, e ninguém parece entender como ou por que a equipe por trás da Aspo World pensou que poderia escapar desta situação.

Blockchain, NFTs e o uso de arte roubada

O caso citado acima não é o primeiro que envolve obras de arte roubadas na indústria de NFTs. Em 2021, Epic Hero Battles, um jogo baseado em blockchain na rede Ethereum, estava tentando vender 10.000 NFTs que consistiam em um herói “gerado aleatoriamente” e seu animal de estimação, que poderiam então ser colocados em batalha para ganhar tanto prêmios quanto mais NFTs.

Chamar de “gerado aleatoriamente” foi definitivamente uma escolha, isso porque os criadores do jogo decidiram simplesmente roubar uma das artes principais do jogo indie Wildfire. Depois que o criador do Wildfire, Dan Hindes, chamou a atenção dos criadores do jogo NFT no Twitter, eles removeram a arte de Hindes de sua página e responderam publicamente, dizendo que foi “um erro honesto.”

Honestos ou não, os criadores do Epic Hero Battles simplesmente apagaram a conta do projeto no Twitter e, enquanto o site do jogo ainda está ativo, quase toda a arte usada nele sumiu, indicando que Hindes não foi o único artista roubado.

Outro projeto NFT, Oldeus, foi acusado de roubar arte da Arknights Cutscene no começo deste mês, depois de ter postado um trailer de 21 segundos com personagens do projeto em 5 de janeiro. Novamente, a desculpa foi  que “plagiar nunca foi nossa intenção. Nós só queríamos nos inspirar e recriar o trailer do Arknights.” 

Donald Trump também foi acusado de plagiar imagens em sua coleção de NFTs lançada em dezembro, uma vez que alguns dos tokens ainda têm traços de marcas d’água do Shutterstock e da Adobe

Enquanto o mercado NFT foi visto, no início, como uma forma de os artistas construírem equidade nas criações artísticas, na realidade, os artistas são deixados à própria sorte em uma luta desesperada para evitar que ladrões abusem de criação. 

O mesmo tem sido observado com a geração de imagens com inteligência artificial, que é predominantemente construída com arte e dados roubados. Um grupo de artistas, por exemplo, entrou com uma ação coletiva contra a Stability AI Ltd. e outros geradores de “arte,” Midjourney Inc. e DeviantArt Inc., por causa do uso de imagens protegidas por direitos autorais para treinar ferramentas de inteligência artificial.

Vale pontuar também que é muito mais fácil reconhecer um personagem de um jogo da Nintendo, por exemplo, do que qualquer trabalho de um artista pequeno ou pouco conhecido. Sem contar que grandes empresas têm recursos melhores para pagar por processos, enquanto artistas independentes seguem sem proteção ou auxílio quanto aos plágios. 

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading