O mercado de NFTs não para de crescer. Muitos artistas e pessoas criativas agora utilizam esse novo formato de produtos para compartilhar e vender seus trabalhos, o que deu aos artistas independentes uma oportunidade para vender suas criações, monetizando e gerando rendimentos online.

Principalmente nesse ano, esse mercado gerou impressionantes volumes de vendas. Uma obra de arte de Beeple, intitulada “Opus”, foi vendida por nada menos que 69 milhões de dólares em ethereum (ETH). Uma obra de arte de Banksy chegou a ser queimada e transformada em um NFT (a queima do produto físico acabou tornando o digital mais atrativo).

Aparentemente, as pessoas abrem o bolso para investir em arte para comprar uma versão digital e original dela, algo que eles poderiam simplesmente ter baixado ou capturado. O alto valor dos NFTs é atribuído a uma apreciação coletiva da arte.

Mas nem todos no espaço estão convencidos de que as pessoas estão gastando milhões em jpegs digitais apenas porque investem na arte. Dado que qualquer pessoa pode ver essas obras, não importa quanto o comprador pague por elas.

Lavagem de dinheiro?

O popular analista de criptoativos, o Sr. Whale, afirmou que os NFTs são simplesmente uma forma de os ricos movimentarem dinheiro ilegalmente obtidos por meio de um canal que o faz parecer legal.

Whale apontou que a subjetividade da arte é o que torna tão fácil movimentar dinheiro por meio de NFTs. Enquanto uma pessoa pode achar uma obra de arte horrível, outra pode pensar que é a peça mais bonita já feita. E, portanto, estaria disposto a pagar muito caro por esse trabalho.

A mesma lógica é aplicada ao mundo da arte física, que é notório por ser usado como fachada para lavagem de dinheiro, especialmente devido ao preço que as obras de arte aparentemente inexpressivas tendem a ser vendidas.

O Sr. Whale falou com Cat Graffam, um membro do corpo docente do departamento de Arte e Design da Laser University. Graffam concordou que os NFTs estão provavelmente sendo usados ​​para lavagem de dinheiro. “Acho que é possível que os NFTs possam ser e já estão sendo usados ​​para lavar dinheiro de maneiras semelhantes com a arte física”.

Regulando NFTs

O Sr. Whale também comentou sobre as regulamentações governamentais, afirmando que “Não tenho dúvidas de que os governos acabarão reprimindo essa tendência. Embora haja uma série de vendas de NFT sem regulamentação, isso definitivamente mudará no futuro.”

A questão é que as regulamentações com NFTs são tão complicados quanto a maneira como os próprios NFTs funcionam. Assim como na arte física, é difícil regular e valorizar uma obra de arte, dada sua natureza subjetiva.

Seria complicado determinar quais peças de arte realmente valem o valor que foi pago por elas, e quais não. Devido a isso, embora os NFTs do CryptoPunks pareçam tolos para alguns, não há como dizer que as pessoas que estão realmente comprando esses NFTs não apreciam verdadeiramente a arte pela qual estão pagando. Portanto, quantificar o valor dessas obras será uma batalha difícil.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br