Cointimes

Nucoin: “Criptomoeda” do Nubank é lançada; veja os pontos principais

celular em um teclado com o logo do Nubank

O Nubank finalmente revelou oficialmente nesta quarta-feira (01) a estrutura da moeda Nucoin (NCN). O token terá um limite de 100 bilhões de unidades e será liberado gradualmente aos clientes brasileiros gratuitamente.  

Os clientes podem receber Nucoins gratuitamente de acordo com o histórico no Nubank, além de poder comprá-las na área de criptomoedas futuramente.

Serão 100 bilhões de moedas emitidas, das quais 80% podem ser distribuídas aos usuários. Esses tokens poderão ser usados para receber benefícios do Nubank e também de parceiros. 

Quais os benefícios da Nucoin?

Para receber vantagens o cliente terá que congelar a moeda por 6 meses dentro do app. Assim como no sistema de staking dos criptoativos, dependendo da quantidade congelada os benefícios podem mudar. 

Por exemplo, quem congelar 2.500 moedas ganhará 0,07 Nucoins para cada R$1 gasto no débito ou crédito, já quem tiver entre 50 mil e 500 mil terá acesso a uma comunidade exclusiva. 

Os benefícios iniciais do Nubank são: criptoback no cartão, comunidade exclusiva, criptoback na compra de criptomoedas, sorteios e airdrops (moedas de graça). 

Os usuários terão opções de congelar essas moedas em parceiros do Nubank para receber vantagens exclusivas. 

Apenas um validador no blockchain, por enquanto

Outra grande surpresa foi a escolha de usar um blockchain privado. 

De acordo com o white paper oficial da Nucoin, ela utilizará uma rede privada com tecnologia da Polygon, cujo único validador é a própria Nubank. A ideia é que futuramente esses validadores aumentem.

Esse fato repercutiu negativamente em parte da comunidade de criptomoedas, acostumada com a descentralização do bitcoin como patamar a ser alcançado. 

Apesar disso, a escolha de ter uma rede baseada em blockchain privado possibilitará ao Nubank controle completo a aplicação, dando mais segurança em casos de hack, bugs ou outros problemas. Em uma rede aberta, qualquer problema em um contato inteligente resultaria em prejuízos à reputação do banco. 

A escolha pode não agradar ao investidor tradicional de criptoativos, mas é extremamente racional por parte de um banco, mesmo sendo o Nubank. 

Outra vantagem da solução privada da Polygon é a flexibilidade da tecnologia, com a qual o Nubank pode escolher pagar o custo transacional do cliente, criar sistemas de transferências pagas ou de acordo com a demanda. A rede consegue suportar 15 milhões de transações por segundo e é baseada em  “Prova de Autoridade” (PoA). 

Eles também ressaltaram a preocupação com o meio ambiente, afirmando que a rede será carbono-neutra. 

Nucoin é o próximo Bitcoin?

O Nubank está tokenizando um programa de benefícios e para atender as necessidades dos clientes resolveu seguir um caminho centralizador.  Diferente do bitcoin, uma moeda descentralizada, sem dono e cujo único objetivo é dar mais liberdade financeira ao mundo. 

São propostas diferentes e incomparáveis, mas de qualquer forma é louvável que um dos maiores bancos do mundo tenha seu próprio ativo digital. Esse é mais um passo na separação entre dinheiro e Estado.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading