O Nubank anunciou o desenvolvimento de seu próprio token de utilidade, a Nucoin. O projeto está sendo construído em parceria com a NuCommunity na blockchain da Polygon.
Nesta quarta-feira, 19 de outubro, o Nubank anunciou a criação da Nucoin. Um token blockchain construído em smart contract na Polygon (MATIC) que terá como principal objetivo ser um token de utilidade para uma espécie de programa de fidelidade do banco com seus clientes.
O lançamento está programado para acontecer em 2023 e a distribuição se dará por meio de Airdrop para todos os clientes da empresa, conforme comunicado pelo Nubank: “A partir de 2023, todos os clientes receberão Nucoins sem custo.”
Os clientes que acumularem Nucoins terão benefícios como descontos e outras vantagens dentro do aplicativo e do ecossistema do Nubank. O banco também afirma que no futuro talvez será possível negociar o token no mercado aberto, o que dá a entender que em um primeiro momento, assim como seu serviço de compra e venda de bitcoin e ethereum muito criticado por entusiastas do mercado, o ativo estará limitado ao ambiente centralizado, com poucas vantagens práticas relacionadas ao uso da blockchain – que garante soberania e auto-custódia para detentores de criptoativos.
Saiba mais: Nubank permite investir em BTC e ETH, mas sem saque, nem aviso
Sem a possibilidade de ser utilizado no mercado aberto, o token age apenas como um sistema de pontos sintéticos, como aqueles aos quais já estamos acostumados em aplicativos e empresas. É imprescindível que o Nubank permita o saque e a livre comercialização do Nucoin no mercado aberto, para validar sua entrada na Web3 e na indústria Blockchain.
Para ajudar com o desenvolvimento e prover feedbacks sobre o Nucoin, serão selecionados 2 mil clientes fiéis da NuCommunity, um canal direto entre clientes e o Nubank. Estes 2 mil membros selecionados dentro da NuCommunity serão convidados para um grupo particular fechado, onde serão discutidos vários aspectos sobre o token na Polygon.
A rede Polygon foi escolhida graças a sua escalabilidade, sustentabilidade ambiental e portfólio de parcerias, conforme afirmado pelo Nubank:
“As soluções da Polygon tiveram ampla adoção em mais de 53 mil aplicativos, mais de 2,1 bilhões de transações totais processadas e em mais de 174,9 milhões de endereços de usuários únicos. A rede abriga alguns dos maiores projetos da web3, como Aave, Uniswap, OpenSea e empresas conhecidas, incluindo Meta, Stripe e Adobe. A Polygon é neutra em carbono e tem o objetivo de liderar o ecossistema web3 livre de carbono.”
Leia mais: