O Basic Attention Token (BAT) é mais que um simples criptoativo, pois ele se propõe a inverter a lógica comercial da internet.

Nesse post você vai aprender mais sobre o navegador Brave e seu token BAT. Confira nosso vídeo com uma explicação simples ou continue no texto para mais detalhes:

O que é BAT?

BAT é a sigla para Basic Attention Token – ou Token de Atenção Básico, e sua proposta é pagar os usuários pelas propagandas exibidas, facilitar a doação para criadores de conteúdo e também para quem deseja fazer publicidade. 

O BAT é, tecnicamente, um token no padrão ERC-20 da plataforma de smart contracts Ethereum.

Foram criados 1.5 bilhão de BATs e boa parte deles está circulando entre criadores de conteúdo, empresas que fazem propaganda e o próprio time da Brave.

Como o BAT funciona?

Atualmente, o modelo de publicidade na internet é uma das principais fontes de renda de criadores de conteúdo e anunciantes. Entretanto, a venda de publicidade geralmente sacrifica a sua privacidade para entregar mais facilidades, como anúncios extremamente direcionados.

Neste modelo os anunciantes utilizam um grande distribuidor de anúncios, como o Google, para pagar por uma campanha e desta forma ela é distribuída de acordo com as especificações do anunciante. Então, o Google repassa essas propagandas para sites parceiros e em troca dá uma porcentagem do dinheiro recebido para os criadores de conteúdo.

O token BAT é a base fundamental para melhorar este modelo, trazendo mais privacidade e colocando o usuário que está vendo a propaganda na jogada.

BAT token símbolo e uso

Mas como isso acontece? Primeiramente, todos os usuários do navegador Brave, ao ativar os anúncios, podem receber tokens BAT de acordo com as propagandas vistas e cliques dados neles. Dessa forma, todos saem ganhando, o criador de conteúdo recebe BAT, o usuário e quem lança a campanha publicitária tem mais engajamento.

Os BATs pagos aos usuários são primeiramente comprados por empresas que desejam anunciar para a base do navegador Brave. 

Enquanto boa parte dos criptoativos não têm uma utilidade desde o seu nascimento, a coisa muda no BAT, Os tokens adquiridos pelos usuários podem ser usados para diversas funções, como:

  1. Envio automático (disponibilizado pelo browser) para criadores de conteúdo;
  2. Troca por outras moedas como Bitcoin e dólar na Uphold;
  3. Pagamento direto para criadores de conteúdo registrados via Twitter, Telegram e outros apps de comunicação.

Mais detalhes sobre o funcionamento técnico e estrutural do BAT pode ser encontrado no “whitepaper” em ingles.

Por que falam que o Brave pode desbancar o Google?

O Brave corta intermediários no processo de anúncios. Em vez de usar o Google Adworks para distribuir publicidade, as empresas podem pagar diretamente com BAT para o Brave ou anunciar com os próprios criadores de conteúdo.

Além do mais, o navegador Brave não invade a privacidade do usuário ao distribuir anúncios. O processamento para o direcionamento de anúncios é feito localmente, através de “provas de conhecimento zero”, um conceito criptográfico que explicamos no vídeo do Monero.

Dessa forma, seus dados pessoais continuam sendo utilizados para indicar os melhores anúncios, ao mesmo tempo em que a sua privacidade é preservada.

Além de atacar o Adworks/Adsense e o navegador Chrome, a equipe da Brave está construindo um buscador.

Brave busca

O Brave Search está em beta e pretende desbancar o Google trazendo um novo modelo para as buscas. É prometido que o novo navegador permita a utilização de diferentes algoritmos. Isso dificulta o chamado “shadowban” praticado por buscadores e redes sociais.

Quem está por trás do projeto?

Brendan Eich
Brendan Eich |Fonte: Wikipédia

O grande nome por trás do BAT é o co-fundador da Fundação Mozilla e do Firefox, Brendan Eich. Ele também foi o criador da linguagem de programação Javascript, uma das mais utilizadas na internet moderna.

Vale a pena comprar BAT?

Depende, se você é um criador de conteúdo e quer testar a plataforma, responsável por uma agência de publicidade ou uma pessoa que aposta fortemente contra o Google, talvez seja interessante olhar o $BAT.

É inegável que a indústria da publicidade é gigantesca, apenas o Google gerou US$147 bilhões com ela no ano passado. O Brave e o BAT querem uma disrupção completa com seus produtos, apostar neles é como comprar o Google em 1998, um negócio arriscado mas que pode ser extremamente lucrativo.

O simples fato de usar o navegador Brave já te garante alguns tokens mensalmente, portanto, em vez de comprar basta usá-lo para começar os testes.

Onde comprar BAT token no Brasil?

Você pode comprar BAT em diversas corretoras pelo mundo, mas apenas a Novadax oferece negociações no par real (BRL). Acesse aqui para começar seus trades.