A exploração do mundo virtual tem menos de 50 anos e os universos digitais estão ficando cada vez mais complexos, muitos acreditam que o próximo passo possa estar na junção das tecnologias de game com as de blockchain no jogo Decentraland (MANA).

Mas antes de falarmos sobre as possibilidades do universo digital, vamos destrinchar o token MANA, do game Decentraland.

Veja o vídeo sobre essa moeda ou continue lendo:

Mas o que é Decentraland?

Decentraland é um universo digital criado com base no blockchain. Nesse local digital as posses são representadas em tokens. É possível ter, por exemplo, um terreno na Decentraland simbolizado por um NFT.

Por meio do criptoativo MANA, o game permite que os jogadores participem das decisões do jogo e negociem entre si em uma espécie de economia digital onde são negociados itens virtuais como roupas, prédios em 3D e terrenos. 

O que é MANA?

MANA é o token da Organização Autônoma Descentralizada (DAO) do game. Para utilizá-la como um cidadão desse mundo digital, o usuário precisa bloquear o saldo na DAO. Para cada MANA equivale a um voto nas propostas de alteração do jogo. 

Este token é usado como combustível para todas as interações em Decentraland. Assim como o real é a moeda do Brasil, a MANA é a moeda desse universo digital. Com ela você pode comprar terrenos, chamados de LAND.

O que é LAND?

LAND é um ativo digital representado no Ethereum e com coordenadas no mapa de Decentraland, é um terreno digital. Os detentores de LAND conseguem desenvolver conteúdos, scripts e interações nos terrenos. 

Além disso, cada LAND equivale a 2000 MANA em uma votação sobre o jogo. Ou seja, os donos da terra também conseguem votar e têm voz no game, nada de invasões por aqui.

Guilherme Boulos

Como jogar Decentraland?

O game começou a ser desenvolvido em 2016 e passou por diversas atualizações, sendo atualmente um universo em 3D completo e facilmente jogável. 

Para iniciar você só precisa de um PC ou MAC com Chrome ou Firefox com processadores razoavelmente modernos, os requerimentos mínimos para jogar são:

  • 4g de RAM, 
  • i3 gn 2 ou equivalente da AMD
  • Pelo menos uma NVIDIA GT730).
  • Suporte a Vulkan ou WebGL com softwares gráficos atualizados

Basta entrar em play.decentraland.org, clicar em jogar e conectar a sua carteira MetaMask, por exemplo.

Como comprar Decentraland (MANA)?

O token MANA está disponível em diversas exchanges de criptomoedas como a Novadax, Binance e FTX. Você pode comprá-la por reais (BRL) na Novadax ou pelo cartão de crédito na Binance. 

Quais as oportunidades no Decentraland, vale a pena comprar?

O jogo é uma espécie de The Sims focado em criptomoedas, um universo paralelo onde você pode se reunir com pessoas de todo o mundo para fazer o que quiser, desde shows, aulas de violão ou até compra e venda de criptomoedas. 

Mas além disso, o Decentraland abre uma enorme oportunidade para desenvolvedores de artigos 3D e programadores, necessários para o desenvolvimento de artes digitais e interações no game.

Em suma, a Decentraland e seus tokens são tão valiosos quanto o número de usuários e a qualidade deles utilizando o game.